TV em Transe

Jornalismo mais pobre

01/09/2016
Especialmente nos anos 80 e 90, passei muitas madrugadas de domingo acompanhando as excelentes reportagens de Goulart de Andrade, seja na Band, SBT, Record ou na extinta TV Manchete.
 
Com ele não havia superficialismo. Mergulhava fundo no tema, por mais polêmico que fosse e por mais que pudesse receber críticas por isso. 
 
Goulart estava na TV Gazeta desde 2012, apresentando o “Vem Comigo” – bordão que imortalizou durante sua brilhante carreira.
 
Quanto a Geneton Moraes Neto, passei a admirá-lo mais recentemente, por conta das ótimas entrevistas à frente do “Dossiê GloboNews”. Ex editor do “Jornal da Globo” e do “Fantástico”, da Rede Globo, Geneton também dirigiu pelo menos dois documentários memoráveis: “Canções do Exílio” e “Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos”.  
 
“Não se faz jornalismo com tédio. Faz-se com devoção. Jornalista existe para levantar, não para derrubar assuntos”, disse ao receber o Prêmio Embratel de Jornalismo em 2010.
 
Tá na Record! – Fábio Porchat estreou seu talk show na rede do bispo Macedo – logo falaremos a respeito. E a galera do Porta dos Fundos, do qual ele faz parte, mandou pro ar um vídeo satirizando a condição de artistas que “somem”, mas na verdade estão na emissora…
 
“Muita gente que você acha que morreu só tá na Record”, diz o próprio Porchat ao visitar a mãe da atriz Paloma Bernardi para informa-la que a filha está viva – e na Record! Assim como Luciano Szafir, Gisele Itié, Bárbara Borges…
 
Marcante – Walcyr Carrasco deu mais uma aula de como conduzir uma novela com a recém-encerrada “Eta Mundo Bom”. Criativa, leve, divertida e bem escrita, e história foi um sucesso do início ao fim, sem altos e baixos.
 
A se destacar também o trabalho do elenco, em especial o “Candinho” Sérgio Guizé e Marco Nanini – que com seu Pancrácio deu um verdadeiro show após muito tempo afastados das novelas.