Notícias

Maquiagem: validade vencida causa problemas oculares

09/09/2016
O total de 89% das mulheres não sabe que a maquiagem tem data de validade ou não se preocupa com os riscos, segundo pesquisa feita na Inglaterra. O acúmulo do produto nos olhos pode causar a blefarite, inflamação nas pálpebras que gera desconforto, inchaço e dores, além de conjuntivite, inflamação da conjuntiva, membrana que reveste o olho e a superfície interna das pálpebras.
 
“É importante sempre retirar o produto antes de dormir, lavando muito bem o rosto e a região dos olhos. Desta forma, não haverá problemas. Essa dica é válida independente da marca ou da qualidade da maquiagem”, explica o professor doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo, Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos.
 
Outras complicações devido ao uso da maquiagem são a conjuntivite alérgica ou tóxica. Nestes casos, a recomendação médica é suspender o uso da maquiagem por algum tempo, até a melhora da irritação. O conselho é procurar um especialista em olhos se aparecerem sintomas como: desconforto, inchaço, dor e irritação.
 
“A maquiagem e os cosméticos são focos de bactérias, podendo levar a contaminações na mucosa ocular. Por isso, recomendamos não compartilhar esses produtos com outras pessoas”, destaca o médico. 
 
O ideal é escolher produtos de qualidade e observar os prazos de validade.  No uso de pincéis, é importante mantê-los limpos, pois podem armazenar o vírus causador da herpes. A higienização deve ser feita semanalmente ou quinzenalmente (vai depender da frequência do uso). Lave com água morna e sabão neutro, retirando o excesso de água com papel toalha, e deixe secar ao ar livre.
 
Colombo Barboza ainda aponta a importância de lavar e limpar os cílios diariamente. “A oleosidade dos cílios absorve partículas de poluição, maquiagem e poeira, irritando muito os olhos, causando vermelhidão, sensação de areia, lacrimejamento e sensibilidade à luz.”.  A espuma do xampu neutro infantil é ideal para a limpeza dos cílios.
 
Para o bem da saúde ocular, fique atento à mudança de textura, cor e cheiro do produto, em casos em que a identificação de validade tenha sido perdida. A composição, a concentração de componentes e a eficácia dos conservantes serão garantidas dentro dos prazos de validade estipulados na embalagem.
 
Validade dos produtos:
Máscara para cílios: geralmente de 4 a 6 meses. Se o produto apresentar aparência esfarelada, mudança de cor ou ressecamento da tinta, descarte-o. Não adicione água ou óleo para aumentar a validade, essa atitude pode aumentar a proliferação de bactérias.
 
Sombras: Costumam ter de 18 a 24 meses de validade. Jogue fora se apresentar alterações de cor, de textura ou se aparecerem pontos brancos, verdes ou cinzas. Isso acontece quando há presença de fungos no produto.
 
Lápis para os olhos: Um dos produtos mais perigosos, se usados fora da data de validade. Duram, em média, 18 meses. Após esse período, fica bem seco, difícil de passar e perde a pigmentação.
 
Delineadores para os olhos: Em média duram 12 meses; mas se forem em formato de caneta, podem secar ou vencer antes. Quando estiverem ressecados e difíceis de passar, estão fora da data de validade.