TV em Transe

Talk shows na ordem do dia

15/09/2016
Definitivamente os talk shows estão na ordem do dia. Globo, Record e SBT repetem o que ocorre nos Estados Unidos, onde as principais redes exibem atrações do gênerono fim de noite.
 
Troca – Jô Soares tem feito ótimas entrevistas e levado vários convidados especiais no último ano de seu programa na Globo. Por conta disso, a emissora já providenciou um semanal com Marcelo Adnet – o “Adnight” – e prepara Pedro Bial para substituir Jô no ano que vem.
 
O “Adnight” foge um pouco dos padrões convencionais desse tipo de atração, colocando os entrevistados em situações insólitas, o que já aconteceu com Galvão Bueno e Mariana Ximenes, por exemplo. Adnet já havia apresentado um programa na MTV em que fazia entrevistas, então não é novidade pra ele, que tem se mostrado muito à vontade.
 
Quanto à escolha do Bial pro lugar do Jô, o tempo dirá (mas eu não boto muita fé). A briga no horário será dura. O ex-“BBB” não tem a mínima veia humorística, algo que seus concorrentes possuem. De cara, já sairá perdendo. Talvez como preparação, entrou recentemente no ar no canal GNT um programa de entrevistas tendo ele à frente. 
 
Bom início – Já a Record aposta tudo em Fábio Porchat. Há algumas semanas no ar, a atração tem se mostrado com produção caprichada, com roteiro e excelentes entrevistas. Além do bom humor, Porchat tem uma qualidade importante para comandar um talk show: raciocínio rápido. Senão o apresentador fica preso às fichas e a conversa se torna um tanto mecânica.
 
A Record garante ter dado carta branca para que Porchar faça piada com quem quiser. Pelo menos nesse início, parece ser verdade. Sobra pra todo mundo, inclusiove para a própria rede do bispo Macedo.
 
Preocupação – Com isso, o SBT dá sinais de estar incomodado. O “Programa do Porchat” chegou para bater de frente com o  “The Noite”. Fugindo do embate, a emissora têm esticado sua grade no horário nobre. Segundo o  blog do jornalista Mauricio Stycer, nos dez primeiros episódios a média de Porchat no ibope foi de 5,19 pontos, contra 5,13.
 
Veremos como será o desempenho daqui por diante, mas de cara Porchat leva vantagem contra Danilo Gentilli por uma razão muito simples: é mais talentoso e tem mais recursos que o apresentador do SBT.
 
Mágoa – Voltando ao Jô Soares, a decisão da Globo de tirar seu programa do ar ainda não foi bem digerida por ele. Na edição do dia 6, um rapaz na plateia pediu para que Jô “não deixasse a TV”.
 
“Não sou eu quem está deixando a TV, é a TV que está me deixando… E eu não quero parar”, afirmou o apresentador.