Saúde

Brincar ao ar livre faz bem à visão infantil, indica estudo

21/09/2016
Brincar ao ar livre faz bem à visão infantil, indica estudo | Jornal da Orla
Já se sabe que criança que brinca ao ar livre é mais feliz e saudável. Uma nova pesquisa, entretanto, mostra que há mais benefícios na atividade. Na China, um estudo apontou que alunos de escolas que brincaram 40 minutos por dia fora da sala de aula desenvolveram menos miopia do que os que ficaram em atividades internas.
Depois de três anos nessa rotina, incluindo os finais de semana com os pais, os pesquisadores fizeram testes com as crianças para avaliar se havia sinais de miopia. Entre os alunos que brincaram ao ar livre, 30% desenvolveram algum grau de miopia. O índice para as que ficaram em sala de aula foi de 40%. A pesquisa considerou miopia os exames que apontaram pelo menos 0,5 grau.
A miopia é um erro refracional que faz o indivíduo ter dificuldade para enxergar de longe. Como a miopia é uma condição, e não uma doença, ela não tem cura. É corrigida com óculos, lentes ou cirurgia, dependendo do caso.
Para o professor doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo, Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, a pesquisa ratifica o que os especialistas já vêm observando. “A luz do dia é importante para o desenvolvimento visual das crianças. Tanto que na população rural a incidência de miopia é menor do que na população de áreas urbanas”, destaca.
Entre os dois grupos de estudantes pesquisados, a diferença não é grande, mas significativa, dizem os pesquisadores. E ela se mantém mesmo quando se leva outros fatores em consideração, como o histórico familiar de miopia.
O estudo sugere que as crianças precisam equilibrar atividades realizadas mais de perto, em lugares fechados, como ler, com atividades que usam a visão à distância, como atividades esportivas, por exemplo.
Aumento mundial
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas com miopia dobrou nos últimos anos no mundo. O problema costuma estar bastante ligado ao uso do computador ou de outros itens tecnológicos – como tablet e celular – por muitas horas durante o dia.
No Brasil, um estudo realizado pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) em 2014 com crianças entre 9 e 13 anos que utilizavam computador ou videogame por seis horas ininterruptas mostrou que 21% delas desenvolveram algum grau de miopia.
Pesquisas internacionais, como a realizada na China, tentam descobrir se já existe uma forma de diminuir o risco de desenvolvimento do problema mudando hábitos das pessoas, principalmente na infância.
“Quanto mais se atrasa a miopia nas crianças, melhor para o desenvolvimento da saúde dos olhos, já que a taxa de progressão desta refração tende a aumentar nos pequenos ao longo do seu crescimento”, explica o especialista.
É possível prevenir a miopia com pequenas mudanças de hábito, como fazer pausas a cada hora de uso do computador, videogame, celular e outras tecnologias.