TV em Transe

Explorando a dor

22/09/2016
A trágica morte do ator Domingos Montagner durante uma folga nas gravações de “Velho Chico” é o tipo de acontecimento que requer muito cuidado na abordagem feita pela mídia. Especialmente no sentido de poupar as pessoas envolvidas mais diretamente, como família, amigos e colegas de trabalho.
 
Mas os excessos sempre acontecem.
 
Exemplo: um repórter do “TV Fama”, da Rede TV!, inadvertidamente revelou no ar o endereço onde o ator morava em São Paulo! 
 
Também achei desnecessária a entrevista da Camila Pitanga ao “Fantástico”. O que mais ela poderia informar além daquilo que já disse em depoimento? Qual a intenção da emissora ao falar com alguém que presenciou dias atrás a morte de um colega? Ganhar audiência? 
 
A atriz estava obviamente abalada e confusa, até porque numa situação extrema como essa é muito complicado relatar algo com exatidão. 
 
E tal exposição dá margem a um dos tipinhos mais abjetos do mundo moderno: o palpiteiro de rede social.   
 
Impressionante o número de barbaridades escritas a respeito de Camila Pitanga – sem falar nos anormais que conseguem fazer piada de um fato como este.
 
O autor Walcyr Carrasco usou seu perfil em uma das redes para pedir respeito à dor dos familiares e amigos de Montagner, em especial Camila Pitanga, que se tornou alvo principal de comentários maldosos e descabidos. 
 
Como dizia o escritor italiano Umberto Eco, “as mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, sem causar dano à coletividade… Agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”.
 
Ousadia – A inesperada volta do “SBT Notícias” à grade do SBT faz com que a emissora passe a ter agora quase sete horas consecutivas de jornalismo ao vivo durante a madrugada e início da manhã!
 
O programa preenche um espaço de três horas entre o “Jornal do SBT” e o “Primeiro Impacto”, exibindo prestação de serviços, notícias e reprises de reportagens.
 
A mulher no esporte – Sempre incrementando seu jornalismo, os canais ESPN lançaram semana passada o “Olhar ESPNW”. O programa, voltado principalmente ao público feminino, chega para discutir o papel da mulher no esporte.
 
Apresentada por Marcela Rafael e Flávia Delaroli, a atração debate um tema a cada edição, trazendo duas convidadas especiais. Um dos objetivos da novidade é suprimir a falta de conteúdo esportivo produzido para a mulher na telinha. O “Olhar ESPNW” é exibido quarta-feira, às 19h30, na ESPN +.