Notícias

OSMS celebra os 30 anos da Fundação Benedicto Calixto

23/09/2016
A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) realiza na quinta-feira (29), às 20h30, concerto em homenagem aos 30 anos da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto. A apresentação, que ocorre no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico), tem a participação especial do violoncelista norte-americano Lars Hoefs. 
 
Sob a regência do maestro Luís Gustavo Petri, a OSMS traz em seu programa o poema sinfônico ‘As Hébridas’, do alemão Felix Mendelssohn; ‘Concerto para violoncelo’, Opus 85, do britânico Sir Edward Elgar; e a clássica ‘5ª Sinfonia’, de Ludwig van Beethoven.
 
Os convites para a noite são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do Coliseu, de segunda a quarta-feira, das 9h às 13h, e também no dia do espetáculo, a partir das 17h.
 
Fundação Benedicto Calixto
Instituída pela Lei nº. 154, de 28 de maio de 1986, a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, que é gerenciada desde 2003 pela Associação de Amigos da Pinacoteca Benedicto Calixto, tem o objetivo de difundir e estimular a produção artística, dedicando-se especialmente às artes plásticas, por meio da reunião, classificação, catalogação e exposição de obras, além de conservar e restaurar peças de arte e promover os estudos e pesquisas.
 
Lars Hoefs
Nascido na cidade de Appleton, em Wisconsin, nos Estados Unidos, o músico Lars Hoefs, que atualmente vive em Campinas, é um ativo solista e camerista no Brasil, Europa e nos Estados Unidos, tocando obras concertantes de Haydn, Schumann, Saint-Saens, Lalo, Dvorak, Tchaikovsky e Elgar, além de ter participado da estreia, em terras sul-americanas, da orquestra de Korngold. Na temporada 2015, realizou concertos solo em Berlim, Cracóvia, Londres, Los Angeles e muitas outras cidades. Este ano Lars participou de concertos no Chile e Venezuela, além de ter feito apresentações especiais de ‘Don Quixote’, de Richard Strauss, com a Orquestra Municipal de Campinas, sob a batuta de Victor Hugo Toro. 
 
Apaixonado pela música de Villa-Lobos, construiu uma ponte cultural com a Califórnia através do ‘Villa-Lobos International Chamber Music Festival’, do qual é diretor artístico. Foi também o primeiro artista a executar as obras integrais para violoncelo e orquestra, do maestro e compositor brasileiro, em apenas um concerto. Sua graduação foi obtida na Northwestern University, onde foi orientado pelo famoso pedagogo Hans Jorgen Jensen. Em 2009 foi principal violoncelista na Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a direção de Roberto Minczuk. Assumiu em 2013 o cargo de Professor de Violoncelo e História da Musica na Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.