Roteiros Nacionais

Chegou a hora da 33ª Oktoberfest

24/09/2016
A cidade catarinense de Blumenau se prepara para receber a 33ª Oktoberfest, maior festa alemã realizada no Brasil e que este ano acontece de 5 a 23 de outubro. A expectativa é receber pelo menos 500 mil pessoas nos 19 dias de celebração à cerveja. 
 
Inspirada na comemoração de Munique, na Alemanha, a Oktoberfest brasileira nasceu como forma de arrecadar fundos para os desabrigados de uma enchente ocorrida em 1984. Hoje, já é tradição em Blumenau, atraindo turistas de todo o país.
 
Regada por muita cerveja, a festa reúne culinária, trajes e danças típicos, levando muita animação para a cidade catarinense, que mantém características germânicas na arquitetura, gastronomia e cultura de seu povo. O evento será no Parque Vila Germânica, um complexo com 26 mil m² de área construída. 
 
Novidades gastronômicas
Os alimentos sem glúten são uma das novidades desta edição. Já para quem saboreia pratos salgados, as opções vão do choripan (pão francês com linguiça defumada) ao hambúrguer de bacon, spanserkelbraten (leitão assado), schweinshaxe (carne suína assada), entre outras iguarias.
 
Ingressos – As entradas para a Oktoberfest podem ser adquiridas no site oficial www.oktoberfestblumenau.com.br,  onde também é encontrada a programação completa da festa.
 
Festa da Cerveja em Munique
A maior Oktoberfest do mundo, em Munique, na Alemanha, está em pleno vapor desde sábado (17).  A festa rola até 2 de outubro na região central de Munique, em uma área aberta conhecida como Theresienwiesen. São cerca de 310 mil m² (mais de 43 campos de futebol) reservados ao evento. Em outros meses, o lugar abriga festivais populares.
 
Seis cervejarias participam da celebração, selecionadas a partir de critérios como tradição comprovada e leis de pureza. A Augustiner, fundada em 1328, é a mais velha entre as eleitas; a Paulaner é a caçula, de 1634.
 
Tudo começou em 17 de outubro de 1810, com uma festa em comemoração do casamento do príncipe bávaro Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen, que ofereceram aos seus convidados comidas e bebidas típicas do estado da Baviera. De lá para cá o evento só cresce, e atualmente estima-se que a Oktoberfest em Munique reúna de 6 a 7 milhões de pessoas em cada edição.