Roteiros Nacionais

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é considerado Patrimônio Mundial Natural

24/09/2016
Em uma região cercada de misticismo no coração do Brasil, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é considerado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco desde 2001 e unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. E não é para menos. 
 
Encravado no ponto mais alto do Planalto Central, a 1.700 m de altitude, o parque, criado nos anos 60, é repleto de cachoeiras, rios cristalinos, piscinas naturais, cânions, riachos, enormes paredões de pedra e mata de cerrado. A reserva é refúgio de animais ameaçados de extinção como o veado campeiro, o cervo do Pantanal, a onça pintada e o lobo-guará, além de abrigar tamanduás, tatus, cobras e espécies variadas de aves, como araras e tucanos. O parque tem quatro trilhas abertas ao público, que levam a belíssimos saltos que chegam a 120 metros de altura.
 
Cavalcante – O município de Cavalcante, a 510 km de Goiânia, abriga 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Cachoeiras, serras, rios e cânions fazem o cenário da cidade, onde o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do país, também está abrigado. As atrações estão em propriedades particulares das cercanias, a maior parte acessada por estradas de terra. As cachoeiras do Prata e as de Santa Bárbara estão entre as mais bonitas da região.
 
Vila de São Jorge – Distrito de Alto Paraíso, a pequena vila de casas coloridas e ruas de terra tem a preferência de muitos turistas pela atmosfera tranquila e a possibilidade de caminhar, sem pressa, por seu charmoso centrinho. A entrada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica em São Jorge. No entorno da área de preservação há diversas cachoeiras em propriedades particulares.
 
Teresina de Goiás – É o mais novo dos municípios da Chapada dos Veadeiros, rico em história e cultura. Possui comunidades Kalunga (remanescentes de quilombos no Brasil) e muitas belezas naturais, com destaque para o Poço Encantado e 17 cachoeiras disponíveis ao público. A cidade é considerada capital do Caju na Chapada dos Veadeiros.
 
Alto Paraíso – A cidade atrai turistas por suas cachoeiras e também pelo misticismo. Fica a 167 km de Brasília. A presença de minas de cristais nas redondezas e o fato de que a região está quase na mesma latitude de Machu Picchu (entre os paralelos 13 e 14) ajudaram a criar a fama de que ali vibra uma energia especial. A crença é reforçada pela existência de diversas lojas de artigos esotéricos, curiosas construções em forma de gota e pirâmide, centros de meditação e muitas histórias sobre OVNIS e ETs.