Notícias

Espelho, espelho meu…

24/09/2016
Queridinho dos arquitetos, os espelhos são as peças mais versáteis da decoração. Eles combinam com todos os ambientes, podem ser de diversos tamanhos e ganhar molduras elaboradas. Mas, não se engane! A tarefa de incluir um espelho na decoração parece fácil, mas exige conhecimento para que o seu ambiente seja valorizado. Algumas dicas podem ajudar:
 
Cada ambiente, uma posição
O primeiro passo para apostar em um espelho no cômodo é avaliar qual o objetivo desta peça no local. Normalmente, os arquitetos a utilizam para causar a sensação de amplitude em ambientes pequenos, como os quartos e lavabos, ou para valorizar a iluminação, em grandes, como em salas de estar.  Nos dormitórios, o ideal é instalar a peça no lado de fora das portas do guarda-roupa. Neste caso, a instalação deve ser feita por um profissional para que não haja risco de o espelho soltar. Na sala de jantar, atente-se para a posição da mesa, que, caso seja horizontal, deve ter um de seus lados menores voltadas ao espelho.
Uma ou mais peças?
Esta é uma das principais dúvidas de quem opta por decorar com espelhos. Em uma parede, a aplicação pode ser feita em peça única ou divididas, que acrescentam leveza na decoração.  Separadas, elas devem estar na mesma parede. Fuja de colocar mais de um espelho no mesmo ambiente e, em hipótese alguma, em um refletindo o outro. Colocá-lo em frente a estantes ou televisões também não é indicado. 
 
Aliado na iluminação
Colocá-lo em espaços onde há necessidade de aumentar a iluminação é uma dica. Portanto, instale o espelho em um ponto que receba incidência solar natural e reflita no ponto mais escuro. Outra dica é colocar um abajur em frente ao espelho para que ele reflita mais iluminação por todo o ambiente. Parece mágica!
 
Molduras agregam estilo
Se a intenção é deixar seu ambiente com um ar sofisticado, opte por espelhos com moldura. É importante escolher o modelo de moldura certo para o estilo principal do cômodo. Para os ousados, criar um contraponto entre uma sala clássica e uma moldura rústica pode ser interessante. Apenas atente para que haja equilíbrio visual no ambiente. 
 
Bisotê é a coqueluche
Puro luxo, os espelhos bisotados caíram no gosto dos decoradores. Eles possuem as bordas trabalhadas e chanfradas em angulação, que formam uma moldura delicada para o espelho. Os modelos mais em alta são os divididos em quadrados ou losangos.  Esta peça pode ser instalada em banheiros, ocupar parte de uma parede na sala de estar ou ser a estrela do hall.