Manual do Viajante

Onde sentar no avião?

15/10/2016
Na hora de comprar a passagem de avião, a escolha do assento pode ser motivo de indecisão. Se deixar para marcar só no balcão do aeroporto é pior, mas mesmo na compra com antecedência fica a dúvida entre sentar atrás ou na frente da aeronave, junto à janela ou ao corredor, e outras questões que podem facilitar ou complicar a viagem, principalmente se o voo for longo. Confira algumas dicas de acordo com o perfil do passageiro:
 
Ansioso – Quem tem este perfil deve procurar sentar próximo ao corredor, pois caminhar durante a viagem é uma forma de aplacar a ansiedade nos voos mais longos. Assim, não precisará incomodar os passageiros vizinhos pedindo para passar.
 
Apressadinho – Mal a aeronave aterrissa, ele já se movimenta para sair. Então, é o caso de procurar um lugar nas primeiras filas, de preferência no corredor. A chance de ter muita gente travando a sua saída diminui. A última fileira pode ser boa ideia em voos onde o desembarque também ocorre pela porta traseira.
 
Dorminhoco ou leitor incansável – As poltronas da janela foram feitas para ele, que passará o voo todo sem ser incomodado com o fluxo de pessoas. Para mais momentos de tranquilidade e silêncio, escolha as fileiras mais centrais, longe dos banheiros, da cozinha e das crianças, que costumam ficar mais na frente.
 
Friorento – O fluxo do ar condicionado costuma funcionar da frente para trás na maioria das aeronaves, o que torna a última fileira ideal para o tipo friorento. 
 
Que gosta de fotografar do alto -0s assentos da janela nas fileiras na frente da asa e no fundo da aeronave costumam proporcionar uma visão mais ampla da paisagem do lado de fora, sem que a fuselagem atrapalhe muito. 
 
Com bebês – Com mais espaço na frente do que as demais poltronas, os assentos das primeiras filas são o local ideal para quem eventualmente precisa trocar uma fralda durante a viagem ou acomodar um bercinho portátil. 
 
Com crianças – Desde que não seja uma saída de emergência, a primeira fila continua sendo uma opção interessante por conta do espaço extra para os pequenos se movimentarem. Os assentos de janela permitem uma distração extra durante o voo, além do que o adulto ao lado forma uma barreira natural para que não saiam despercebidos.
 
Idosos e passageiros com deficiências – O espaço extra para as pernas faz dos assentos da primeira fila os mais indicados para esse tipo de passageiro, assim como a proximidade e facilidade de comunicação com os comissários. Se não for possível, dê preferência aos assentos mais próximos ao corredor.
 
Quem enjoa fácil – Deve procurar as poltronas situadas no centro do avião, sobre as asas, que estão próximas ao centro de gravidade da aeronave e tendem a ser mais estáveis e chacoalhar menos durante turbulências. Já os assentos das últimas fileiras sofrem com efeito oposto. 
 
Que se incomoda com barulho – Poltronas localizadas um pouco à frente das asas são boa opção nesse caso por estarem parcialmente livres do ruído do motor, assim como dos banheiros e da cozinha, onde o fluxo de pessoas é maior. 
 
Acima do peso – Se a viagem é em classe econômica, o negócio é tentar um assento no corredor, onde a sensação de “aperto” é menor. 
 
Muito alto – Assentos em saídas de emergência são uma boa alternativa para acomodar quem tem estatura elevada, por terem mais espaço livre para as pernas, assim como as primeiras filas. Mas, em contrapartida, essas poltronas costumam reclinar menos.