Tecnologia

Mais de um terço dos brasileiros acorda de madrugada e confere suas mensagens no smartphone

18/10/2016
Classificado por alguns como “febre”, ou até como “vício”, o uso intensivo do smartphone por um número considerável de pessoas gera alguns costumes minimamente curiosos, de acordo com o “Global Mobile Consumer Survey – GMCS 2016”, estudo da Deloitte que apura o hábito de consumo de equipamentos e serviços de tecnologia móvel em 31 países do mundo. No Brasil, a pesquisa foi realizada com 2.005 pessoas de todas as regiões do país.
 
Entre os exemplos está o hábito cultivado por 37% dos donos desses equipamentos que participaram do estudo, que afirmam verificar suas mensagens instantâneas em aplicativos como o WhatsApp caso acordem no meio da noite. Já 28% dos pesquisados disseram que chegam a responder às mensagens durante a madrugada. No outro extremo estão 29% dos respondentes que afirmam nunca checar seus aparelhos durante a noite, nem mesmo para conferir o horário no relógio do aparelho.
 
A intensidade de uso também se estende aos extremos do dia. Pelo menos 32% dos donos de “telefones inteligentes” dizem que a primeira coisa que fazem ao acordar é olhar seu aparelho. Ao final do dia, 48% dos respondentes em 2016 disseram que dão uma última olhadinha no smartphone, cinco minutos antes de ir dormir.
 
A atividade priorizada por 33% daqueles que checam seu smartphone logo pela manhã é navegar pelas redes sociais. Logo a seguir, vem o costume de teclar nos aplicativos de mensagens instantâneas, que é privilegiado por 28% dos respondentes. Em terceiro, vem o hábito de checar e-mails pessoais, citado por 10% dos respondentes.
 
“Depois do fenômeno dos videogames, que mudou hábitos de várias gerações, especialmente de jovens, as facilidades proporcionadas pelas tecnologias condensadas em um único smartphone estão transformando o dia a dia de incontáveis pessoas em todo o mundo”, avalia Marcia Ogawa, sócia-líder para o atendimento à indústria de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte. “Cada vez mais o smartphone torna-se um hub não somente para uso pessoal mas também para aplicações corporativas – o que converge para o fenômeno da transformação digital das empresas”, diz Marcia.
 
Teclando ao atravessar a rua
Não é raro vermos hoje em dia pessoas desatentas de olho na tela de seus smartphones realizando tarefas não recomendadas nessa situação. Por exemplo, a GMCS 2016 aponta que 15% dos pesquisados que possuem um smartphone costumam atravessar ruas interagindo com seus aparelhos. 
 
Mais perigoso é saber que 12% dos participantes do estudo que têm telefones móveis frequentemente dirigem veículos usando seus aparelhos. Por outro lado, 44% dos usuários dizem que nunca conduzem seus veículos dividindo a atenção com o smartphone.
 
E a hora de comer não é mais tão sagrada para uma parte considerável dos usuários de celulares. Trinta e cinco por cento daqueles que têm smartphones sempre, ou quase sempre, usam o telefone enquanto estão fazendo uma refeição em casa. O percentual recua um pouco, para 32%, em relação àqueles que ficam ligados ao aparelho enquanto se alimentam em restaurantes.
 
Durante o trabalho, 48% dos brasileiros admitem utilizar sempre, ou quase sempre, seus smartphones. Somente 6% afirmam que nunca usam seus aparelhos no horário de serviço. Diante dos aparelhos de TV, 51% dos pesquisados brasileiros conferem também com frequência seus aparelhos móveis. Os brasileiros também se sentem estimulados a estar conectados quando utilizam o transporte público: 46% dos participantes do estudo estão atentos a seus celulares dentro dos ônibus, metrô, trens etc.
 
Até as relações conjugais vêm sendo afetadas pelos costumes no uso do celular. Conforme apurou a pesquisa da Deloitte, 30% dos respondentes que possuem esse tipo de aparelho relatam pelo menos uma discussão de casal por semana em razão do excesso de uso do equipamento.
 
Presença extensiva do smartphone
O aumento do uso de telefones móveis foi estimulado com a popularização de acesso aos smartphones. Afinal, oito em cada dez dos brasileiros que participaram da GMCS 2016 já carregam consigo esses aparelhos. O percentual de 80% (quase o mesmo apurado globalmente pela pesquisa: 81%) de pessoas ouvidas em todo o país tendo acesso a esses equipamentos equivale a um crescimento de três pontos percentuais em relação aos 77% apurados em 2015. 
 
A evolução é ainda mais significativa quando lembrada a penetração do smartphone em 2013. Na pesquisa daquele ano, apenas 29% dos participantes brasileiros possuíam ou tinha acesso aos “telefones inteligentes”.
 
A seguir, na preferência dos brasileiros, vêm: os laptops, com 65% dos participantes do estudo dizendo ter no mínimo contato com o equipamento (uma queda de quatro pontos percentuais em relação aos 69% do ano passado); tablets (queda do percentual de 43% em 2015 para 41% neste ano); eReaders (leitores eletrônicos, com alta de 4% para 6% na comparação anual); smartwatches (relógios conectados, também com alta de 4% para 6%); e fitness bands (pulseiras inteligentes, alta de 2% para 4%).
 
A grande novidade da pesquisa são os VR headsets, óculos de realidade virtual, que não haviam sido citados em 2015 e que aparecem com 6% dos respondentes afirmando já possuir ou, ao menos, ter contato com esse tipo de aparelho.
 
“O brasileiro, em geral, é reconhecido internacionalmente por ser ávido por novidades. Os lançamentos que ampliam as possibilidades de interação tecnológica são sempre valorizados por aqui”, afirma Marcia Ogawa, sócia-líder para o atendimento à indústria de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte.
 
Predomínio das mensagens instantâneas
Perguntados sobre quais os meios de comunicação disponíveis em seus aparelhos foram usados na semana anterior à entrevista, o maior percentual de citações (79%) foi para os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. O uso das redes sociais foi lembrando por 73% dos ouvidos, enquanto que 63% também disseram que se comunicaram por e-mail.
 
Além disso, o smartphone é ainda usado para fazer chamadas de voz pela operadora: 61% das pessoas lembraram terem recorrido a esse meio de comunicação. Também foram citadas as chamadas de voz por protocolo IP (47%) e as videochamadas (26%). Vale lembrar que os participantes puderam escolher múltiplas respostas a este questionamento.
 
Levando-se em conta a pesquisa de 2013, quando 80% dos usuários de celulares utilizavam as chamadas regulares de voz, a queda chega a 19 pontos percentuais nessa modalidade.
 
“A redução no uso do aparelho móvel para realizar chamadas de voz tradicionais é um fenômeno que vem sendo acompanhado de perto, e que causa certa preocupação entre as operadoras de telefonia. Em razão dessa mudança de hábitos, e das alternativas de comunicação possibilitadas pelas novas tecnologias, as empresas de telecomunicações têm se dedicado a repensar seus modelos de negócios para enfrentar essas tendências e seguir capitalizadas”, explica Solange Carvalho, diretora da Deloitte para o setor de Telecomunicações, Mídia e Tecnologia.
 
“Isso tudo está diretamente ligado à projeção das chamadas tecnologias OTT, ou ‘over the top’, que permitem a entrega de conteúdos audiovisuais e de outras mídias por meio da Internet. As operadoras acabam viabilizando o meio (que é a conexão de Internet) pelo qual os entrantes de OTT oferecem seus serviços e abrem concorrência direta com as primeiras”, acrescenta a executiva.
 
WhatsApp é o mais lembrado
Entre os respondentes que usam mensagens instantâneas, interagem em redes sociais ou se comunicam por e-mails, o WhatsApp é o aplicativo mais lembrado, com 85% de citações entre os brasileiros que possuem smartphones. 
 
É interessante perceber que a faixa etária entre os 45-55 anos, formada pelas pessoas mais velhas ouvidas pela pesquisa, é a que utiliza com maior frequência as mensagens instantâneas, chegando a cerca de 90% dos ouvidos, ante pouco mais de 70% entre os jovens de 18 a 24 anos.
 
Considerando-se a percepção da maior parte dos participantes na GMCS 2016, o uso de todos os principais serviços de comunicação cresceu em relação à utilização relativa a um ano antes da pesquisa. Sobre os aplicativos de mensagens instantâneas, por exemplo, 82% das pessoas consideram que usam mais essa ferramenta do que há um ano. Somente 5% acham que reduziram a utilização.  
 
Mesmo o uso de mensagens de texto (via SMS), que teve o maior equilíbrio entre os que entendem ter ampliado a sua utilização ante os que a reduziram, foi maior para 36% das pessoas, contra 31% dos que estimam uso menos frequente. Até as ligações de voz tradicionais evoluíram para 62% dos respondentes, ante 15% que tiveram impressão de queda na utilização.