Destinos no Exterior

Suíça: sinônimo de excelência

22/10/2016
Sinônimo de qualidade de vida e excelência de serviços, a Suíça é famosa por suas paisagens de cartão postal, seus relógios, queijos, chocolates e a rede bancária, que guarda segredos de alcova. No coração da Europa, a Suíça faz fronteira com a Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein, o que facilita montar roteiros conjugados numa viagem ao velho continente.
 
Mesmo pequeno, o país é uma terra de quatro diferentes línguas e influências: Lucerna, na parte alemã; Genebra na Suíça francesa; Lugano na porção italiana e St. Moritz, onde se fala romanche (língua originária do latim). E com a vantagem de ter cidades com centros culturais, boa gastronomia e comércio variado em curtas distâncias. 
 
Gastronomia típica
A Suíça mescla famosas tradições gastronômicas locais com o melhor da moderna arte culinária. Fondues, raclettes, babatas rosti, embutidos, vinhos, chocolates … Fica difícil resistir a tantas delícias.
 
Transporte de alto padrão
Perfeitamente integrado, o sistema de transporte público funciona com a pontualidade de um relógio suíço. E com o Swiss Pass, trens, ônibus e barcos levam os turistas a qualquer ponto do país. Os aeroportos estão integrados à rede ferroviária. 
 
Quando ir
Janeiro e março são ideais para férias de inverno. No verão, o melhor é viajar em junho, setembro ou outubro, evitando a alta estação de julho e agosto.
 
Rotas Panorâmicas
As rotas panorâmicas suíças estão entre as mais belas do mundo e são o ponto alto de qualquer viagem ao país. Trens como o Glacier Express ou o GoldenPass Line oferecem fantásticas paisagens em qualquer estação do ano. O Glacier faz o trajeto Zermatt a St. Moritz ou Davos em cerca de 7 horas em uma viagem por paisagens montonhosas intocadas, charmosos resorts de férias, desfiladeiros, vales e 91 túneis. Os trens da GoldenPass Line atravessam a Suíça de Montreux no Lago Genebra e cruzam a passagem de Brunig até chegar ao Lagto Lucerna. 
 
Principais destinos
Zurique – Com excelente qualidade de vida, privilegiada localização à beira do lago e exuberante vista para os Alpes nevados. Assim é Zurique, uma das principais cidades do país e importante centro de arte do mundo, com mais de 50 museus e uma centena de galerias de arte. Em Zurique a vida pulsa às margens, dentro e fora do lago. Os balneários ao longo do rio e do Lago de Zurique são verdadeiros centros de lazer. À noite, eles se transformam em bares, palcos de shows e cinema ao ar livre.
 
Genebra – Às margens do soberbo Lago Genebra, o maior da Europa ocidental, com vista espetacular para o Mont Blanc (pico mais alto do continente), Genebra é reconhecida com a Capital da Paz, se orgulha em ser origem da Cruz Vermelha, sede europeia das Nações Unidas e importante centro financeiro. 
 
Lucerna –Graças às centenárias construções em estilo medieval, à atmosfera do Lago Lucerna, às imponentes montanhas que a cercam e às lojas de souvenir e de relógios, a cidade é um dos principais destinos turísticos da Suíça. Seu maior símbolo é a famosa ponte de madeira Kapellbrücke, acompanhada de uma torre de água em formato octagonal.
 
Titlis Glacier Mountain – Titlis é a montanha com neve eterna mais central da Suíça. Localizada no vilarejo de Engelberg, a 40 minutos de Lucerna, Titlis oferece diversão na neve o ano todo, gastronomia, hospedagem e entretenimento para todas as idades. O bondinho giratório Rotair leva o visitante a 3.020 m de altitude, com vistas de tirar o fôlego.
 
Interlaken – É a Suíça dos cartões-postais, com barcos a vapor cortando as águas azul-esverdeadas, vaquinhas passeando nos prados de flores alpinas, vilarejos pitorescos e chalés tipicamente suíços, tendo ao fundo um cenário de montanhas eternamente nevadas por onde passam trenzinhos. 
 
Jungfraujoch – A jornada ao Jungfrraujoch oferece aos visitantes um mundo alpino de gelo, neve e montanhas, que pode ser contemplado na plataforma Sphinx, no glacial Aletsch ou no Palácio do Gelo. O tour subterrâneo Alpine Sensation, com 250 m de comprimento, ilustra de modo  artístico a história das Ferrovias Jungfrau e o desenvolvimento do turismo na Suíça.
 
St. Moritz – Tanto no verão como no inverno, St Moritz oferece atividades esportivas e de lazer, com 350 km de pistas de esqui e snowboard e 150 km de trilhas de caminhada de inverno ou trilhas de tobogãs. No verão, atividades como golfe, caminhadas, passeios de bicicleta ou mountain bike e esportes aquáticos. 
 
Basileia – Modernos prédios de famosos arquitetos contrastam com a histórica cidade, que possui quase 40 museus. O Rio Reno de margens douradas, vielas, cafés e bares são o convite perfeito para curtir a vida. 
 
Berna – A capital suíça oferece arquitetura medieval e design de 1ª classe. A cidade antiga, patrimônio mundial da Unesco, é formada por uma das mais longas e cobertas vias comerciais da Europa, com 6 km de extensão. Na Torre do Relógio, uma das muitas atrações na cidade, pitorescas figuras mecânicas anunciam cada hora cheia antes da balada dos sinos. 
 
Lausanne e Montreux Rivera – Vinhedos, rica cultura em gastronomia, lagos, montanhas e glaciais, além de opções de compras de marcas suíças e internacionais, estão entre os motivos para conhecer a região.
 
Ticino – Na região de língua italiana da Suíça, o Ticino é uma terra de contrastes: vales alpinos, casas de granito, vinhedos, castanheiras, cachoeiras, lagos, palmeiras, glaciais e vida selvagem. Fica a uma hora de Milão, na Itália.