Notícias

Dia do Cirurgião Dentista

22/10/2016
Um profissional responsável por devolver a funcionabilidade da boca e recuperar a autoestima de seu paciente é o homenageado desta terça-feira (25) – Dia do Cirurgião Dentista. Se no passado era temido, hoje é cada vez mais desejado e valorizado, graças às novas técnicas desenvolvidas e ao aprimoramento profissional, que agora possibilitam tratar problemas antes considerados insolúveis. 
 
"A odontologia como ciência vem tendo uma evolução bastante positiva principalmente nos últimos 15 anos, com novas implementações nas áreas de implantodontia, diagnóstico por imagens, nanotecnologia aplicada aos materiais dentários, dentre outras. Há um grande leque de opções para atender às exigências estéticas e funcionais dos pacientes; cabe a nós, dentistas, a incansável busca pelo conhecimento e qualificação em cursos e congressos para que sejamos cada vez mais respeitados e valorizados", argumenta o cirurgião-dentista Nívio Fernandes Dias, professor de Odontologia Restauradora da UNIMES.
 
Informações sem critério – Nívio Dias alerta para a influência de informações disseminadas na internet e em revistas de variedades. "Pacientes levam fotos de pessoas famosas querendo um sorriso semelhante, como se fez em relação a um penteado ou corte de cabelo, ou se mostram muito críticos em relação aos resultados obtidos. Com isso estamos observando verdadeiras aberrações estéticas e sorrisos muito pouco naturais", afirma, ressaltando a importância de discutir com o paciente as alternativas para a melhor condução do tratamento e avaliação criteriosa do resultado.
A data – O dia 25 de outubro, instituído pelo Conselho Federal de Odontologia, remete ao mesmo dia do ano de 1884, quando foi assinado o Decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira, é o patrono da classe.
 
A função dos dentes – Os dentes humanos têm capacidade para rasgar, prender e triturar os alimentos, para que os mesmos passem pelo tubo digestivo em tamanhos menores, aproveitando seus nutrientes e facilitando o processo digestivo. Por isso, os dentes possuem diferentes funções: os incisivos (dentes da frente) e os caninos (os pontudos) servem para morder os alimentos, fazendo a divisão dos mesmos; os pré-molares e os molares servem para triturar, cortar e esmagar. Não se deve esperar aparecer o problema para procurar o dentista. O certo é agir preventivamente e fazer uma consulta a cada seis meses, cuidando da integridade e higiene dos dentes.