Baixada Santista

Bertioga implanta Feira de Agricultura Familiar a partir de sábado

25/10/2016
A Prefeitura de Bertioga esta implantando, a partir deste sábado (29), começando pelo Parque dos Tupiniquins, no Centro, uma nova modalidade de feira livre com produtos “amigos da natureza” de agricultura familiar local e orgânicos, além de alguns produtos beneficiados a partir dos frutos nativos, como: cambuci, aroeira, juçara, entre outros. A feira atenderá no período das 15h às 19h.
 
De iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e da Diretoria de Abastecimento, com apoio da Casa dos Conselhos e Vigilância Sanitária, o objetivo é incentivar a segurança alimentar pelo consumo de alimentos cuja produção respeita o meio ambiente e a saúde do consumidor. Como desdobramento desta valorização dos produtos “amigos da natureza”, a Prefeitura espera, ainda, fomentar uma rede de produtores locais, viabilizando assim o consumo sustentável por parte dos munícipes.
 
A construção desta rede teve inicio na VI Tarde no Viveiro e I Encontro de Orgânicos de Bertioga, realizados em 13 de agosto, no Viveiro de Plantas Municipal ‘Seo’ Leo, quando ocorreu uma troca de ideias entre munícipes interessados em movimentar o mercado de produtos orgânicos em Bertioga, ou seja, produtor, vendedor e consumidor.
 
Após o encontro, outras reuniões foram realizadas, com destaque ao Encontro de Produtores, em 05 de setembro, no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo;  ao Saberes e Sabores: feira de Boas Práticas, em 15 de setembro, no Sesc Bertioga; e curso de ‘Hortas Urbanas’ realizado no último dia 18, no Viveiro.
 
Confira o calendário das feiras em Bertioga:
29/10, das 15h às 19h – Parque dos Tupiniquins (entorno do Forte São João – Centro);
12/11, das 15h às 19h – Fundação 10 Agosto – Riviera de São Lourenço;
19/11, das 11h às 15h – Sesc Bertioga (Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20 – Rio da Praia);
26/11, das 15h às 19h – Fundação 10 de Agosto – (Alameda Borboletas, 100, Riviera)