Navios chr38 Cia

Norwegian Getaway, o navio da Rio 2016

27/10/2016
A companhia
A Norwegian Cruise Line (NCL) é a principal marca do terceiro maior grupo de cruzeiros do mundo, a Norwegian Cruise Line Holdings. A companhia, que hoje é sediada nos EUA, teve origens na Noruega, e foi uma das inventoras dos cruzeiros modernos, tendo introduzido os primeiros navios voltados totalmente as viagens de lazer, ainda na década de 60. Voltada principalmente ao público norte-americano, a companhia tem como principal mercado o Caribe. Nos últimos anos tem extendido seus roteiros, e hoje navega na maior parte do mundo. 
 
Operando quatorze navios, tem uma das frotas mais modernas do mundo. Todos os seus navios foram inaugurados depois de 1999, por estaleiros europeus consagrados. As embarcações seguem o padrão da companhia chamado Freestyle Cruising, o conceito de cruzeiro “livre” desenvolvido pela NCL, no qual o passageiro tem a liberdade de escolher o que vestir, onde comer e o que fazer quando mais lhe for conveniente.
 
O navio
Terceiro maior navio da frota da NCL, o Norwegian Getaway foi projetado como o “navio de Miami”, para roteiros ao Caribe a partir da cidade do sul da Flórida. Com cerca de 145 mil toneladas, foi construído na Alemanha pelo estaleiro Meyer Werft, localizado em uma cidade chamada Papenburg. 
 
Parte da classe Breakaway, é ligeiramente menor que o Norwegian Epic, que serviu de inspiração para seu design, e tem um gêmeo, o Norwegian Breakaway. Os novos Norwegian Escape e Norwegian Joy são versões modificadas e ampliadas de seu design, que conta com quatro piscinas e quase duas dúzias de opções de restaurantes. 
 
Pouco depois de ser inaugurado, serviu como acomodação enquanto atracado no porto de Nova Iorque, para o Super Bowl, a final da liga nacional de futebol americano dos EUA. Este ano, esteve no Rio de Janeiro servindo de acomodação durante os Jogos Olímpicos de 2016, ocasião na qual estivemos a bordo.
 
Os roteiros
O Norwegian Getaway foi idealizado como o “navio de Miami”, para roteiros a partir da cidade rumo ao Caribe. Desde que começou a operar comercialmente, realizou apenas roteiros de sete noites com destino ao Caribe Leste, e mais recentemente também ao Caribe Oeste. 
 
Apenas em julho desse ano deixou o Caribe, seguindo para o Rio de Janeiro, onde serviu de acomodação durante as Olimpíadas Rio 2016. Após o evento, retornou à agenda normal de roteiros semanais rumo ao mar caribenho. Na metade do próximo ano, no entanto, o Getaway estreará na Europa, com diversos roteiros pela parte norte do Velho Continente. 
 
Com nove noites, os roteiros partem de dois portos, Copenhagen (Dinamarca) ou Warnemunde (Alemanha), e navegam pelo Báltico, visitando, além destes dois países, a Rússia, a Estonia, a Finlândia e a Suécia. 
 
Culinária e Entretenimento
Um dos maiores navios de cruzeiro do mundo, o Norwegian Getaway tem diversas atrações em seus 18 andares. Projetado pela Norwegian Cruise Line para seu conceito Freestyle Cruising, o navio também possui muitas opções culinárias. São mais de 20 restaurantes, a maior parte deles de especialidade. A melhor parte é que um bom número destes está incluído na tarifa do cruzeiro, e o hóspede pode escolher onde jantar ou almoçar sem precisar desembolsar nada mais por isso. Entre as opções incluídas está o restaurante principal, Tropicana Room, que conta com uma pista de dança e música ao vivo durante a noite, e o Pub O’Sheehan’s, que serve hamburgers, sopas, saladas, cachorros quentes e especialidades irlandesas, como o Fish n’ Ships, pra típico das Ilhas Britânicas, com peixe frito. 
 
Já no sentido entretenimento, o Getaway é reconhecido pela mídia especializada como um dos melhores navios para quem quer se divertir. Tanto internamente quanto externamente, o navio conta com dezenas de atrações diferentes. Destaque para a área externa – muito utilizada nos roteiros pelo quente Caribe. Além de três piscinas, o Getaway conta com uma área de esportes única que possui um circuito de arvorismo com cordas, além de uma parede de escalada, um campo de mini-golfe e uma atração inovadora chamada “prancha”. Nela, o navio fica suspenso para fora do navio, em uma espécie de prancha pirata, enquanto permanece preso ao navio apenas por uma corda. 
 
Em sua área externa o Getaway ainda conta com uma piscina com diversas cascatas, que fica na área Spice H20, uma grande área aberta onde são realizadas festas durante o dia e a noite. Outro destaque são os tobo-águas do parque aquático, e o Vibe Beach Club, área exclusiva onde a companhia promete recriar um clima de praia, com cabanas e serviço diferenciado. 

Clique para ver a galeria de fotos do Norwegian Getaway.