TV em Transe

Uma aula de jornalismo (chapa-branca)

24/11/2016
Recentemente escrevi a respeito de uma excelente edição do “Roda Viva”, da TV Cultura, que contou com as presenças do historiador Leandro Karnal e do filósofo Luiz Felipe Pondé.
 
Hoje volto a falar do mesmo programa. Porém…
 
O que foi aquela “entrevista” com Michel Temer exibida semana passada?
 
Professores podem usá-la como referência nas faculdades quando tratarem do tema “jornalismo chapa-branca”.
 
William Corrêa (Cultura), João Caminoto (O Estado de S. Paulo); Eliane Cantanhêde (Globonews), Sérgio D’ávila (Folha de S.Paulo), Ricardo Noblat (O Globo) e o apresentador Augusto Nunes (Veja) foram os responsáveis pelo animado bate-papo no Palácio da Alvorada.
 
A impressão deixada é que o país anda às mil maravilhas. Senão como justificar indagações do tipo “Como você conheceu Marcela?”, feita por Noblat. Também quiseram saber sobre o uso da mesóclise em suas falas, seu interesse por piano… A palavra “crise” foi solenemente ignorada.  
 
Mesmo nos temas mais espinhosos, Temer passou longe de qualquer saia-justa. Em um vídeo gravado nos bastidores, ele diz: “Cumprimento vocês por mais essa propaganda”, provocando risos dos jornalistas. 
 
Seria mais interessante se a TV Cultura tivesse escalado Nélson Rubens, Leão Lobo, Mamma Bruschetta e Fabíola Reipert. 
 
Vidente – Em um episódio exibido no ano 2000, Os Simpsons mostraram Donald Trump na condição de presidente dos Estados Unidos.
 
A previsão, que na época soava como brincadeira, virou realidade. Agora, os criadores do desenho resolveram “atualizá-la”.
 
No twitter, publicaram uma mensagem na qual Bart Simpson escreve dezenas de vezes numa lousa a frase “Being right sucks” (“Estar certo é uma droga”).
 
O roteirista Dan Greaney explicou que Trump na presidência seria “a última parada antes de atingirmos o fundo do poço… Para nós isso combinava com a visão de que os EUA estavam ficando loucos”. Ao que parece, ficaram mesmo.
 
Chega né? – Pela sétima vez – isso mesmo – o SBT resolveu exibir a novela “A Usurpadora”. Dessa vez, na faixa vespertina.
 
Ao anunciar o retorno da telelágrima mexicana, a emissora cravou: “Um grande sucesso é para sempre. A Usurpadora vai roubar seu coração mais uma vez”. 
 
Hum… Só que não!
 
A reprise dos primeiros capítulos fez a audiência do SBT cair, em média, 30 % no horário.