Geral

Dívidas: Procon tem sucesso em 75chr37 de negociações

02/12/2016
Quem precisa “limpar o nome” e usar cartão de crédito nas compras de Natal encontra ajuda no Programa de Apoio ao Superendividado, do Procon Santos. Desde a implementação, em maio, foram realizados 160 atendimentos e houve 75% de êxito nas negociações de devedores que tiveram as dívidas ajustadas conforme o poder de pagamento para serem quitadas.
 
Com resolução em até 20 dias, o programa atende munícipes maiores de idade com qualquer rendimento e sem condições econômicas para liquidar compromissos financeiros. Não são feitas renegociação de débitos de IPTU, IPVA, Imposto de Renda, condomínio, indenização e pensão alimentícia.
 
“Tão importante quanto limpar o nome é não voltar a gastar de forma desenfreada. O programa visa principalmente conscientizar o consumidor para que tenha novos hábitos”, explicou o coordenador do Procon Santos, Rafael Quaresma.
 
Vilão
Considerado o principal problema dos inadimplentes, o cartão de crédito deve ser usado com cautela. De acordo com Quaresma, os consumidores devem optar pela compra parcelada sem juros, quando o estabelecimento fornece essa opção, e o pagamento integral da fatura do cartão. E no caso de não ter o valor total para quitação, a pessoa pode pagar com o valor disponível em conta.
 
“É possível, ao longo do ciclo da fatura, quando entrar mais renda na fonte, quitar o restante do valor devido com depósito direto no número do cartão. Já é um alento. Muitos consumidores não sabem dessa possibilidade, mas isso evita a multa e abate o saldo rotativo”, explica. Os juros do cartão de crédito estão em torno de 16% ao mês.
 
Atendimento começa pela internet
O primeiro atendimento do Programa de Apoio ao Superendividado é feito pela internet, ou presencialmente para pessoas sem acesso à rede. Os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência em Santos, comprovante de renda (holerite ou extrato de banco) e da dívida. O agendamento é feito via telefone, pelo técnico do programa, após o primeiro contato. O consumidor pode eleger até cinco credores. Precisa informar as dívidas, a renda, os gastos fixos do mês e a previsão de gastos variados para cálculo do valor possível da que poderá ser pago. O próprio Procon faz a oferta aos credores.
 
Serviço – O site do Procon- Santos é www.procon.santos.sp.gov.br. E o endereço é Rua Amador Bueno, 249, Centro. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.