Santos

Defesa Civil orienta moradores de áreas de risco nos morros do Pacheco e São Bento

05/12/2016
Mais 125 famílias residentes em áreas de risco nos morros do Pacheco e São Bento receberam orientações da Defesa Civil para atuar em caso de situações de urgência e emergência provocadas pelas chuvas de verão.
 
A visita da equipe do órgão às moradias ocorreu nesta segunda-feira (5), como parte do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vigora desde o dia 1º e vai até 30 de abril. Na terça (6), o trabalho continua no São Bento.
 
Segundo balanço parcial, 2.875 famílias já receberam folder informativo produzido pela Prefeitura. O material didático alerta para detecção de sinais de perigo de deslizamento e formas de prevenção.
 
A distribuição iniciou em outubro, visando atender 4.183 famílias que vivem nas áreas consideradas de risco muito alto e alto. Até o momento, a equipe da Defesa Civil percorreu os morros do Jabaquara, Marapé, José Menino, Caneleira, Santa Maria, Chico de Paula, Monte Serrat e parte do São Bento e Pacheco.
 
Mensagem
Os munícipes das áreas classificadas como de risco são cadastrados para receber mensagem de texto via celular sobre os alertas de chuva, rajadas e raios. De acordo com a Defesa Civil, quem reside nos morros e ainda não foi cadastrado pode enviar e-mail para [email protected] e informar nome e número do celular, para recebimento dos comunicados.
 
Serviço
A população poder fazer alertas pelo telefone 199.
 
Sinais de perigo
Trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo 
Trincas novas nos pisos ou nas paredes das casas ou muros estufados 
Inclinação de árvores, postes, cercas ou muros 
Valas e surgimento de águas mais barrentas do que o normal 
Estalos ou aumento das trincas em blocos ou paredões rochosos