Santos

Santos regulamenta instalação de parklets em vias públicas

07/12/2016
A Prefeitura de Santos normatizou terça-feira (6) extensões de calçada que funcionam como espaço público de lazer e convivência para quem passa pelo local, denominados parklets – Decreto 7.603, que será publicado na edição desta quarta-feira (7). Essas áreas contam com bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, paraciclos, entre outros elementos para conforto e lazer 24 horas, todos os dias da semana.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves de Lima Junior, Santos tem grandes áreas de circulação de pessoas e poucos espaços para sociabilização. “Os parklets vêm atender à essa carência, assegurando áreas de convívio. O Centro é a região com vocação específica, mas os outros bairros também serão beneficiados”.
 
A Administração Pública pode implantar o equipamento ou autorizar a instalação por qualquer pessoa, que se tornará responsável por sua manutenção e limpeza, e ao final da permissão, sua retirada. O local não deverá ser utilizado por permissionário ou interessados, nem para atividades comerciais.
 
Até mesmo quem não é residente, proprietário ou locatário de estabelecimentos residenciais, comerciais ou de serviços no local será capaz de requerer a permissão. Mas, nesses casos, será obrigatória a autorização dos proprietários, que não terão responsabilidade em relação ao equipamento instalado.
 
O interessado em um espaço para parklet deverá protocolizar requerimento no Poupatempo. No caso de haver mais de um pedido para um mesmo local, terá preferência o que melhor atender ao interesse público. A permissão, concedida, após avaliação da Comissão Municipal de Parklets, será por um ano, prorrogável por igual período, até cinco anos no máximo.
 
Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a comissão reúne representantes das pastas de Serviços Públicos, Finanças, Infraestrutura e Edificações, Meio Ambiente, Turismo, Segurança e da CET. Imóveis tombados nas proximidades exigirão parecer do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio de Santos (Condepasa). 
 
Origem
O conceito de parklet surgiu em San Francisco, nos Estados Unidos, em 2003. Em 2010, foi criado o primeiro equipamento e a ideia foi reproduzida por Los Angeles, Chicago, Nova York e outras cidades do mundo. No Brasil, existe em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Recife, Rio Branco, Sorocaba, Porto Alegre e Curitiba.