Esportes

Alunos da Nova Zelândia aprendem futsal em Santos

07/12/2016
Cinco garotos neozelandeses estão em Santos fazendo um intercâmbio de vinte dias no Colégio Santa Cecília para aprender a jogar futsal. Os alunos Seoram Lee, Adam Bell, Fardeen Faheem, Jeremiah Ruawhare e Joseph Lai estão acompanhados do professor Callum Christopher, da Escola Monte Roskill Grammar (Mount Roskill Grammar School), de Auckland, e permanecem na cidade até esta quinta-feira (8).
 
A ideia do intercâmbio surgiu do professor Callum Christopher, motivado pela história e tradição do Colégio Santa Cecília no futsal, como campeão sul-americano. Callum conheceu o técnico de futsal do Colégio Santa Cecília, Fabrício Pereira Monte e convidou-o para ir à Nova Zelândia ensinar o futsal os alunos.
 
“O Callum veio fazer estágio comigo e me convidou para ir à Nova Zelândia no começo deste ano. Aceitei, fui ao colégio onde eles trabalham e fiquei lá por trinta dias dando treinamento para eles. Lá, o esporte é trabalhado em escolas, não existem clubes. Continuamos a ter contato, comecei a passar treinamentos para ele, e, há dois ou três meses, ele me perguntou sobre a possibilidade de trazer os garotos para o Santa Cecília. Então eu disse que não havia problema algum e eles vieram para o Brasil”, explicou Fabrício.
 
Desta vez, vieram cinco garotos, de 12 a 14 anos, mas a ideia de Callum é trazer quinze atletas em 2017.  “Ele não sabia que tínhamos uma estrutura muito boa. Então, ele quer trazer mais atletas no próximo ano e,  dessa forma, aumentar a quantidade a cada ano, fazendo esse intercâmbio entre o Santa Cecília e  o Santos Futebol Clube, onde eu também trabalho, e essa escola da Nova Zelândia.”
 
Intercâmbio – Fabrício explicou que Callum ofereceu um intercâmbio para dois garotos de Santos, que vão morar lá durante um ano. Um deles, Gabriel Salvador, é aluno do Santa Cecília. Ele se formará no terceiro ano do Colégio e ficará um ano na Nova Zelândia, estudando e jogando futebol pela escola.