Esportes

Guarujaense é bicampeã mundial de halterofilismo

20/12/2016
A guarujaense Artemira Dedé Sobrinho, conhecida como Mirian Fernandes, recentemente conquistou o título de bicampeã do Campeonato Mundial de Levantamento Básico. A atleta é beneficiária do programa Bolsa Atleta Municipal, concedido pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. 
 
Realizado pela World Association of Benchers and Deadlifters (WABDL), o torneio aconteceu de 15 e 20 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A guarujaense venceu nas modalidades Master (atletas dentre os 42 e 49 anos de idade) e Open (categoria aberta para todas as participantes acima de 18 anos), disputando com esportistas que pesavam entre 75 e 80 quilos. A halterofilista também foi eleita a melhor atleta das categorias em que disputou pela organização do torneio.
 
Para Mirian, a força de vontade foi primordial para a conquista. “Sempre estou competindo sozinha, tirando a Bolsa Atleta, que me ajuda com a alimentação do meu treino, pois não tenho patrocinador. Tenho ajuda apenas dos meus amigos mais próximos.”, afirmou a fisiculturista. 
Para Mirian, o maior desafio para a conquista do título foi disputar a prova abaixo o peso, competindo com mulheres mais fortes. “Cheguei debilitada e abaixo do meu peso. Eu estava com 72 quilos e tive que atingir os 75 quilos em menos de 6 horas”
 
No último dia 6, Mirian também conquistou a primeira colocação no Campeonato Sul-Americano de Powerlifting, disputado nas modalidades de agachamento, supino e terra. O próximo compromisso da desportista é o Campeonato Brasileiro de Levantamento Básico, em Caxias do Sul.