Datas Comemorativas

Símbolos do Natal

24/12/2016
Papai Noel
O Papai Noel é retratado como um velhinho, com barba e cabelos brancos, roupa vermelha e branca e um saco de presentes. Sua figura se baseia em São Nicolau Taumaturgo, bispo de Mira. São Nicolau é um santo popular e padroeiro da Noruega, da Rússia e da Grécia. Acredita-se que viveu na Turquia, na cidade de Mira, no século IV, onde saía com um saco cheio de ouro e lançava moedas pelas chaminés das casas das pessoas necessitadas. 
 
No início, as roupas de Papai Noel eram representadas na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast decidiu retratar o bom velhinho vestido de vermelho e branco, com um cinto preto. Anos mais tarde, em 1931, a Coca-Cola usou o figurino desenhado pelo alemão em uma campanha publicitária. Assim surgiu o Papai Noel como conhecemos hoje.
 
Presépio
O presépio representa o nascimento do Menino Jesus em um estábulo. Na cena estão a manjedoura, Jesus, sua mãe Maria, seu pai José, os três reis magos, os pastores e animais, como vaca, burro e ovelhas.
 
Velas

Para os cristãos, a luz emanada das velas de Natal simboliza a luz de Jesus Cristo, que ilumina os caminhos da vida. Muito usada antes da chegada da luz elétrica, as velas eram associadas à luz divina e ao espírito divino.
 
Árvore
O costume de enfeitar a árvore de Natal remonta ao século XVI e, originalmente, representava o solstício do inverno. Na tradição cristã, a árvore de Natal simboliza a vida, a paz, a esperança e, suas luzes, as estrelas, o Sol e a Lua.
 
Estrela
Importante símbolo do Natal, a estrela guiou os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchíor, até o local do nascimento do Menino Jesus. Segundo a história, os reis presentearam o recém-nascido com ouro, incenso e mirra. A estrela fica no topo da árvore de Natal, simbolizando Jesus como “estrela guia da humanidade”.
 
Sinos
Os sinos marcam o som dos céus. Por esse motivo, suas badaladas na noite de Natal anunciam o nascimento do Menino Jesus. 
 
CeiaA ceia de Natal simboliza o banquete eterno e a união da família. Ela tem origem na Europa a partir do costume do povo europeu de receber pessoas na noite de Natal para confraternização.