Datas Comemorativas

Como o Natal é comemorado pelo mundo?

24/12/2016
O Natal é a principal data do calendário cristão e a que mais convida para a confraternização, à harmonia, ao perdão. É uma festa que mexe com as emoções, a fantasia de crianças e  adultos. É uma data envolta em um clima de magia, repleta de simbolismo, cores, luzes, sons, cheiros e sabores. Celebrado em quase todo o mundo, o Natal encontra variações em diferentes culturas, cada uma com suas próprias características – desde a forma de comemorar até as preferências gastronômicas. Dependendo do país, a data pode ganhar ares mais religiosos ou mais pagãos, ou nenhum nem outro. Confira algumas curiosas celebrações pelo mundo:

Festival das Lanternas Gigantes, Filipinas
Acontece todos os anos, no sábado antes da véspera de Natal, na cidade de San Fernando – a “Capital do Natal nas Filipinas”. Onze vilarejos participam da disputada competição para ver quem cria as lanternas mais elaboradas. Originalmente as lanternas tinham pouco mais de meio metro de diâmetro, feitas papel de hapon (como o origami japonês) e iluminadas por velas. Hoje, são produzidas com uma variedade de materiais e podem medir mais de seis metros, iluminadas por lâmpadas elétricas.

Bode de Natal, Suécia
Desde 1966, um bode de 13 metros de altura é construído na praça central de Gävle, no norte da Suécia. Mas essa tradição acabou gerando uma outra “tradição” por lá – a de tentar incendiar e derrubar o tal bode. Em 48 anos de história, o Bode de Natal foi queimado 26 vezes – a mais recente em 2013.
 
Duendes Troll, Islândia
Nos 13 dias que antecedem o Natal, 13 duendes do tipo troll saem às ruas para brincar na Islândia. A cada noite, as crianças colocam seus melhores calçados na janela e um “duende” diferente deixa presentes para os bons meninos e meninas, e batatas podres para os que se comportaram mal. Vestidos com trajes tradicionais, os tais duendes são bastante travessos e seus nomes dão a dica do tipo de traquinagem que aprontam. 
 
Dia de São Nicolau, Alemanha
Nikolaus viaja de burro no meio da noite do dia 6 de dezembro e deixa presentinhos, como moedas, chocolates, laranjas e brinquedos nos sapatos dos bons meninos por toda a Alemanha, em especial na região da Bavária. Mas, Nicolau quase sempre traz consigo o Knecht Ruprecht (o auxiliar Rupert), um tipo meio demoníaco que carrega uma vara para punir as crianças que não se comportam bem durante o ano.
 
Vassouras na Noruega
Esconder vassouras na véspera de Natal é uma tradição que vem de muitos séculos na Noruega, quando se acreditava que bruxas e espíritos do mal saíam na noite em busca de vassouras para voarem. Até hoje, muitos escondem suas vassouras em lugares seguros da casa, para que elas não sejam roubadas.
 
Krampus, Áustria
Segundo a tradição austríaca, São Nicolau recompensa os bons meninos e meninas, enquanto Krampus, uma criatura demoníaca, sai para capturar os que se comportaram mal, carregando-os dentro de um saco. Na primeira semana de dezembro, garotos vestem-se de Krampus, assustando as crianças com sinos e correntes pelas ruas.
 
Dia das Velinhas, Colômbia
Em homenagem à Virgem Maria e à Imaculada Conceição, as pessoas deixam velas e lanternas de papel nas janelas, sacadas e pátios de suas casas. Cidades inteiras no país se iluminam com decorações elaboradas. Algumas das melhores podem ser vistas em Quimbaya, onde os bairros se enfrentam para disputar quem tem as melhores decorações.
 
Cavalgada das Luzes, Toronto
Na gelada e bela Toronto, a Cavalgada das Luzes marca o início oficial da temporada anual de festas de fim de ano. A primeira cavalgada aconteceu em 1967, para exibir as recém-construídas City Hall (prefeitura) e a Praça Nathan Phillips. 
 
Estados Unidos
O Natal americano é rico em cor e brilho, e as decorações das lojas e shoppings são famosas em todo o mundo. Nas casas, a decoração é feita com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas. As crianças penduram meias perto da lareira para esperar a chegada do Papai Noel. 
 
Japão
O Natal não é muito difundido, mas os japoneses abraçaram o ritual ocidental de troca de presentes neste período, enfeitam as casas e servem peru, além de pratos como sashimi, oniguiri e legumes picados. 
 
Países Árabes
Não há comemoração neste 25 de dezembro, mas os muçulmanos aceitam a figura de Jesus Cristo como um dos cinco profetas que vieram trazer a palavra de Deus ao homem.
 
China
As casas são iluminadas com lanternas, correntes e flores de papel, além de árvores de Natal. Mas como a maioria dos chineses não é cristã, a maior festa ainda é o Ano-Novo Chinês, comemorado no início de janeiro.