Tecnologia

Como funcionam os fogos de artifício?

31/12/2016
As queimas de fogos, muito tradicionais nas festas de réveillon, estão mais relacionadas à ciência do que magia ou arte. Quem explica são os físicos Wilson Namen, Gerson Julião e Daniel Ângelo, que mantêm um site (www.cienciaemshow.com.br),  dedicado a explicar diversos fenômenos maneira descontraída e descomplicada.
 
“Os fogos de artifícios funcionam como uma sequência progressiva e coordenada da queima de pólvora – mistura de enxofre, carvão e salitre (nitrato de potássio).Quando um pavio ou algum dispositivo eletrônico é acionado, ele fornece energia para que tudo aconteça. A primeira fase consiste em queimar pólvora suficiente para ‘disparar’ uma segunda carga explosiva com outros produtos químicos. Assim que a bomba sai do cano de disparo o ciclo recomeça, ou seja, o calor produzido aciona a segunda queima da bomba disparada e o resultado todos conhecemos. A altura de cada foguete depende principalmente da carga explosiva na primeira fase. Quanto mais pólvora, mais energia. Logo, maior distância percorrida”, explica Wilson.  
 
Os fogos de artifício surgiram há mais de mil anos na China, antes de a humanidade descobrir a relação entre luz e cor, e antes das teorias do físico inglês Isaac Newton. A partir da pólvora, que era usada até então para fins bélicos, os chineses criaram explosivos com o objetivo de animar festas. Os fogos coloridos só foram aparecer no século 19, na região onde hoje é a Itália, quando fabricantes passaram a adicionar substâncias como magnésio e lítio na pólvora.
 
“As cores dos fogos de artifício são obtidas através da adição de sais específicos na sua composição, especificamente misturado à pólvora que queima quando o foguete explode no alto. Cada sal produz uma cor diferente. Por exemplo, o cloreto de sódio, o popular cozinha, quando queimado, produz uma chama de cor amarela intensa. Então, quando os fabricantes planejam essa coloração, eles adicionam o cloreto de sódio”, explica Gerson.