Destinos no Exterior

Veneza do Norte

14/01/2017
Antiga Leningrado, São Petersburgo é conhecida com a ‘Veneza do Norte’ e é fácil entender o porquê: segunda maior cidade da Rússia, está localizada às margens do Rio Neva – que deságua no Golfo da Finlândia, no Mar Báltico – e é composta por 42 ilhas. Para uni-las, foram construídas 450 pontes que cruzam 63 rios e canais.
 
Fundada em 1709 pelo imperador Pedro, o Grande, São Petersburgo foi capital do império russo até 1918 e palco de grandes acontecimentos da história mundial no século passado: assistiu a população desafiar e derrubar o imenso poder do czar, abrigou a utopia comunista, resistiu ao cerco nazista de 900 dias que resultou na morte de 1 milhão de seus habitantes por fome e frio, foi destruída durante a II Guerra Mundial e hoje é um dos mais importantes centros turísticos do país.
 
Com belas catedrais e palácios, São Petersburgo é Patrimônio Mundial da Unesco e também um dos maiores centros culturais da Europa e um importante porto russo no Mar Báltico, que durante o verão recebe dezenas de navios de cruzeiros.
 
Igrejas e Palácios
Peterhof – Conhecido como a Versailles Russa, é um conjunto de palácios e imensos jardins, com mais de 120 fontes e com vista para o Golfo da Finlândia. Também é Patrimônio Mundial da Unesco.
 
Igreja da Ressurreição – Também conhecida como Igreja do Sangue Derramado, é um dos cartões postais de São Petersburgo. Toda colorida, foi construída em 1881 em memória a Alexandre II. Tem arquitetura barroca e neoclássica, além de 7,5 mil m² em mosaicos com ícones de figuras religiosas. Durante o período soviético permaneceu fechada e na II Guerra Mundial serviu como depósito de batatas. 
 
Catedral de Santo Isaac – É a maior e mais suntuosa entre as igrejas de São Petersburgo. Com 101,5 metros de altura, fica fácil identifica-la pela grande cúpula dourada. Na sua decoração foram utilizados 14 tipos de mármore russos, italianos e franceses. Seu interior guarda cerca de 400 obras de arte entre esculturas, afrescos e mosaicos. 
 
Palácio dos Yusupov – Construído em 1760 no cais do Rio Móika, está bem conservado e guarda importantes obras de arte, coleção de numismática, armas e tapeçaria. Foi no sótão desse palácio, em 1916, que foi assassinado o famoso místico Gregório Rasputin.
 
Fortaleza de Pedro e Paulo- Idealizada por Pedro, o Grande, e fundada em 1703, contém diferentes edifícios, entre eles a Catedral de Pedro e Paulo, onde estão enterrados os czares – desde Pedro até Nicolau II e sua família.
 
Tsárskoye Seló – Distante cerca de 25 km de São Petersburgo, na cidade de Púshkin, o palácio de verão de 1.710 é considerado por muitos como uma das obras mais marcantes do barroco russo. Inteiramente revestida e decorada com pedras âmbar, a suntuosa Sala de Âmbar foi saqueada pelos nazistas durante a II Guerra Mundial e sua restauração durou 24 anos. 

Menshikov – Um dos primeiros prédios construídos em pedra em São Petersburgo, seu  interior prima pela riqueza e o luxo. Aberto à visitação, preserva a decoração original nas quatro salas revestidas com azulejos holandeses e uma com madeira de nogueira. Após a revolução socialista abrigou diferentes instituições militares. Durante o cerco de Leningrado funcionou como um hospital.

Balé Russo
Quem visita a cidade não pode  perder uma apresentação do incomparável balé russo no belo Teatro Mariinsky, inaugurado em 1.783. Destruído por um incêndio em 1811, foi restaurado e reaberto sete anos depois e hoje é o palco maior da cidade para as grandes óperas, concertos e balés.  
 
A cidade dos czares 
O fantástico Museu Hermitage é considerado um dos maiores e melhores do mundo e comparado ao Louvre, em Paris, e ao Museu Britânico, em Londres. Seu acervo reúne mais de 3 milhões de itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia, oriental e do norte da África. Sete dos seus dez prédios são monumentos artísticos e históricos por terem sido a residência oficial dos czares russos. O museu abriga a maior coleção de quadros de Rembrandt fora da Holanda, além de obras de Picasso, Da Vinci, Matisse, Michelangelo, Rafael, Monet, Van Gogh e outros gênios das artes.
 
O Palácio de Inverno é o coração do museu. Construído entre 1.754 e 1.762, o palácio tem incríveis salões imperiais, 1.057 cômodos, 117 escadarias, 1.786 portas e 1.945 janelas. O museu mantém, ainda, um teatro e uma academia musical. Em frente a ele está a Praça do Palácio e a Coluna de Alexandre, um monolito de 600 toneladas e 50 metros de altura, que marca a vitória de Alexandre II sobre as tropas de Napoleão. 
 
Frio de rachar e noites Brancas
Enquanto as altas temperaturas deste verão nos castigam por aqui, lá, do outro lado do mundo, a população também sofre, mas com os rigores do inverno. Nesta época, os termômetros em São Petersburgo podem ir abaixo dos 30 graus negativos. Já de maio a julho, o sol mantém a cidade iluminada mesmo a noite, fenômeno conhecido como Noites Brancas.