Coluna Dois

A base dos ovos de ouro do Santos agoniza

21/01/2017
O torcedor do Santos está preocupado com as divisões de base do clube. O sub-20, estágio final, acumula fracassos em campo nos últimos dois anos e tem apresentado jogadores com deficiências de qualidade inaceitáveis num clube com  a tradição santista.
 
A queda foi abrupta. Em 2013 e 2014, o Peixinho conquistou o bicampeonato da Copa São Paulo e uma Copa do Brasil sub-20. Tinha alcançado um nível de excelência reconhecido em todo o Brasil.
 
A finalidade da base não é conquistar títulos e sim revelar jogadores. Mas as competições disputadas pelo sub-20 são importantes por que mostram como estão os atletas formados no clube na comparação com os adversários na fase imediatamente anterior à promoção para o profissional.
 
Para a seleção brasileira que disputa o Sul-Americano sub-20, nenhum jogador do Peixe foi convocado. Caio disputou a Copinha de 2015 pelo Santos mas foi captado pelo Atlético de Madrid. O contraste com a Seleção sub-23 que conquistou a medalha de ouro olímpica no ano passado é gigantesco: entre os 18 campeões, 5 tinham sido “peixinhos”: Neymar, Felipe Anderson, Thiago Maia, Zeca e Gabigol.
 
O projeto vitorioso em 2013 / 2014 foi desmontado em 2015. O supervisor, Joãozinho, foi demitido numa decisão que foi muito criticada neste espaço do Jornal da Orla.
 
O principal fator que levou à degradação da qualidade do time, é a mudança na metodologia de captação de jogadores. Esse trabalho é chave.
 
Essa captação era feita no Brasil todo – sem despesas para o clube – em clínicas de 3 a 4 dias promovidas em  escolinhas, prefeituras e outros clubes. Os atletas com potencial bem avaliado vinham para Santos para um segundo período de observação. Trabalho permanente, o ano todo. O retorno demora de 3 a 4 anos, às vezes até mais. A tradição do Santos de revelar grandes jogadores facilitava a atração dessas promessas.
 
Os dirigentes cariocas contratados para a base em 2015, em entrevistas, anunciaram outra filosofia, a de fechar os grupos, o que reduz as captações. Mexeram em time que estava ganhando. 
 
 A estratégia, aparentemente, era a de usar a proximidade deles com a CBF para aumentar o número de convocações para as seleções brasileiras, o que facilita vendas para o exterior. 
 
A redução das avaliações trouxe outro efeito nocivo: empresários passaram a conseguir colocar jogadores não-avaliados na base do Santos.     

Depois de mais um fracasso na Copinha, o treinador Marcos Soares foi demitido nesta semana. Mas a questão  é mais complexa.  A demissão não vai resolver a crise.
 
Em baixa 
Paulo Henrique Ganso vai completar 28 anos em 2017. Apesar de nunca mais repetir o futebol daqueles seis meses de 2010, o “maestro” voltou a atuar em bom nível no São Paulo. Não se machucou mais. Conseguiu ir para a Europa, para o Sevilla, vice-líder do Espanhol. Mas não joga… Foram apenas 12 partidas das 31 do time de Sampaoli na temporada. Criticadíssimo pela imprensa, o clube já pensa em vender definitivamente o jogador. O Fenerbahce, da Turquia, é um dos interessados.
 
Quase fechado 
A contratação do atacante Bruno Henrique virou novela, mas tudo indica que parece que será concretizada. O jogador já afirmou que “está ansioso” para chegar à Vila Belmiro. O elenco está quase fechado. O Peixe emprestou Fernando Medeiros para o Botafogo/SP e está perto de ceder Alison para o RB Brasil durante o Paulistão. A chegada de Bruno Henrique fecharia o ciclo de contratações e saídas dos primeiros meses do ano.
 
A grande família 
O Santos apresentou nesta semana, no Conselho Deliberativo, o relatório contábil administrativo do terceiro trimestre do ano passado. Conforme apurou o globoesporte.com, o Peixe atualmente tem 841 funcionários, entre CLT, atletas e informais, número bem superior aos 477 de março/2015 e 649 de março/2016. A explicação é de que os autônomos prestadores de serviços em dias de jogos: 144 em 2015 e 379 no final do último ano, passaram a ser contabilizados. 
 
Estreia? 
O Manchester City de Pep Guardiola vive um momento ruim no Campeonato Inglês. Os citizens apanharam feio do Everton, em Liverpool, no último final de semana por 4×0. O jogo deste sábado é difícil, mesmo em casa, diante do embalado Tottenham. A solução pode ser Gabriel Jesus, com status de salvador da pátria. O brasileiro está regularizado e pode estrear na partida deste sábado, às 15h20, com transmissão da ESPN+.