Comportamento

Dê um chega pra lá no chr39depois eu façochr39

21/01/2017
O termo é usado para designar a pessoa que, diante de tarefas um pouco mais complexas ou cansativas deixa-as para depois. 
 
O problema é que este comportamento torna-se uma rotina, nas mais diversas situações da vida da pessoa (nas tarefas domésticas, no trabalho, nas relações de amizade ou familiares etc) e pode trazer prejuízos irreparáveis. Por exemplo: a fissura na parede que aumenta de tamanho e se torna uma grande rachadura; aquele cliente que o vendedor deixou de visitar e, por isso, trocou de fornecedor, a tia idosa que morreu antes de ser visitada…
 
“Estamos chegando ao final do primeiro mês de 2017. Você já parou para pensar no tempo que já viveu neste período? Foi um tempo bem vivido, bem aproveitado?”, questiona o consultor José Roberto Marques, especialista no assunto. “Aproveitar o tempo que temos significa ter atitude, perseverança, determinação. Significa ainda ter sonhos, ter fé em si próprio, acreditar no poder da luz que você tem dentro de si. A falta de fé é amiga íntima da procrastinação”, completa.
 
Ele alerta que a vontade de mudar é muito forte logo no início do ano, mas esta disposição vai se dissipando ao longo dos meses. “Muitas vezes, os objetivos traçados inicialmente se perdem com o passar dos meses.

Arapucas da procrastinação
Existem situações que favorecem a procrastinação. Uma mesa de trabalho bagunçada, por exemplo, desanima o início da execução da tarefa. Outro fator que atrapalha a realização das atividades inicialmente planejadas é o uso de aparelhos eletrônicos (TV, rádio etc) e o acesso à internet, principalmente as redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. 

7 dicas de ouro contra a procrastinação
 
1- Liste as suas metas 
Coloque aqui tudo o que você quer realizar em 2017. Se você não fez isso na virada do ano, não tem problema. Aproveite e faça agora! Elabore uma lista executável, isto é, realista, que seja possível de tirar do papel. Uma relação de tarefas extensa demais já será pretexto para procrastinar (“ai, não tive tempo…”)
 
2- Defina o grau de prioridade de cada meta 
Identifique o que é mais importante e necessário. 

3- Defina as ações 
Estabeleça as ações que deverão ser feitas para cumprir os objetivos. 

4- Defina prazos
Depois de ter feito sua lista coloque o prazo máximo para realização. Em inglês, falamos que ter uma dead line, um prazo final e máximo, é a diferença que faz a diferença entre fazer e não fazer. 

5- Faça imediatamente
Não deixe para última hora a tarefa prevista. Prazo máximo é estabelecido apenas para resguardar-se de imprevistos. Definida a tarefa, faça-a o mais rápido possível. Se der, imediatamente! 

6- Parabenize-se pelas conquistas ao longo do ano 
Quem disse que é preciso chegar em dezembro para celebrar as vitórias do ano? A cada passo dado, a cada superação alcançada, a cada meta cumprida, parabenize a pessoa responsável por cada conquista: você! 
 
7- Concentre-se
Mantenha o foco em seus objetivos, acredite no seu potencial e não desanime.