Baixada Santista

Evento comemora 434 anos da Fortaleza da Barra Grande

24/01/2017
Nesta terça-feira (24), a partir das 20h, o Teatro Procópio Ferreira será palco de comemoração pelos 434 anos do conjunto arquitetônico-militar mais expressivo no Estado de São Paulo, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, que abriga o Museu Histórico Fortaleza da Barra, e é administrada pela Prefeitura de Guarujá. O evento conta com a palestra do coronel Elcio Rogério Secomandi, especialista em edificações, autor do livrete “Bem Vindo à Fortaleza de Santo Amaro”, editado especialmente para a data.
 
Foram editados cinco mil exemplares do livrete, que também se encontra disponível na versão digital, em diferentes sites especializados em fortificações coloniais. A palestra busca informar aos presentes, a histórica importância do local, bem como explicar sobre a busca do pretendido título de Patrimônio da Humanidade da Unesco, indicado pelo governo brasileiro em 2015, para o período de 2020 a 2025.  
 
O relato histórico mais antigo sobre a fortaleza encontra-se em uma carta do almirante Diego Flores Valdés, na época capitão geral das Costas do Brasil, no início do período de união das coroas ibéricas, entre o rei Felipe II da Espanha e Felipe I, de Portugal. Na carta, Gerônimo Leitão, capitão-mor de São Vicente, pede para que fosse construído um forte. 
 
Elcio Rogerio Secomandi é Coronel de Artilharia reformado e professor emérito da Universidade Católica de Santos. É autor do livro Porto de Santos – Armada no Mar & Bandeiras na Terra, que faz a releitura da história colonial do Brasil, sob o viés da expansão territorial e da defesa do vasto perímetro da América de origem portuguesa. O livro é baseado em documentação histórica e cartográfica, abordando o antigo sistema de proteção e vigilância do litoral e da fronteira terrestre do Brasil. 
 
O endereço do teatro é Av. Dom Pedro I, 350. Enseada – Guarujá.