Santos, 471 anos

Uma data bem bolada

26/01/2017
A data escolhida para se comemorar o aniversário de Santos é, na verdade, um bem-bolado histórico, diante de registros totalmente confiáveis quanto ao dia exato do início de sua existência.

Definiu-se 26 de janeiro em razão de, neste dia de 1839, ter sido oficializada a elevação da condição de Vila para a de Cidade. Evidentemente, a ocupação é bem anterior, e remete a 1546, quando Braz Cubas, o capitão-mor da Capitania de São Vicente, mudou-se para as terras (na época chamadas de Engaguaçu) e fundou a Vila de Santos, com direito a pelourinho e um pequeno hospital, chamado Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos. Vários historiadores acreditam que isso teria ocorrido no dia 1º de novembro. 
 

A decisão criativa de unir os dois momentos históricos (26 de janeiro) e 1545 foi tomada em 1996, pelo então prefeito David Capistrano Filho, para ressaltar a importância da cidade no cenário nacional e comemorar, naquele ano, o 450º aniversário.

Como surgiu o nome?
E pensar que, para homenagear o Patriarca da Independência, nossa cidade quase que foi batizada como Bonifácia, até que estamos no lucro! Mas de onde surgiu o nome “Santos’? Segundo o jornalista Sérgio Willians, diretor técnico da Fundação Arquivo e Memória, há três teorias: 
 
A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA- Após a chegada de Martim Afonso de Souza e a distribuição de terra pela Ilha de São Vicente, a região que daria origem à cidade de Santos era conhecida pelo seu nome ancestral: Enguaguaçu (que significaria Pilão Grande, na língua Guaianá). Dois anos depois de ter mudado o porto de lugar, para perto do povoado, Braz Cubas, preocupado com o trânsito de gente, principalmente de doentes, resolveu erguer um hospital, no modelo das Misericórdias de Portugal. Assim, nascia a Santa Casa, que ganhou o nome de “Todos os Santos”, por ter sido fundada, provavelmente, no dia 1º de novembro (data dedicada a Todos os Santos no calendário cristão). O hospital ficou tão conhecido, que ninguém mais chamava o povoado pelo seu nome indígena, mas por Povoado do Porto da Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos. Como o nome era grande demais, foi sendo diminuído, até se tornar Santos.
 
O PORTO DE LISBOA- A segunda teoria diz que Braz Cubas, quando mudou a localização do porto da Capitania de São Vicente, que ficava no canal do Estuário, na atual Ponta da Praia (entre o Museu de Pesca e a Fortaleza da Barra), para as proximidades do povoado de Enguaguaçu, em 1541, resolveu também mudar seu nome para Porto de Santos, como homenagem ao famoso e homônimo porto de Lisboa, de onde partiam as principais expedições marítimas lusitanas. Assim, quando fundou a vila, manteve o nome de Vila do Porto de Santos.
 
SANTOS INOCENTES- A terceira teoria diz que o nome santista deriva de uma homenagem feita pelo navegador português João Dias de Solis que, em 28 de dezembro de 1515, teria batizado a atual Baia de Santos com o nome de “Rio dos Santos Inocentes” (cujas festividades são realizadas entre os dias 27 e 29 de dezembro). Esse apontamento teria, em tese, se tornado oficial em Portugal, tanto que Braz Cubas sabia disso e teria dado o nome da vila baseado nesta informação.