Santos

Varal de calçada beneficia moradores em Cubatão

02/03/2017
Idealizado pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Monte Serrat, de Santos, está começando a ser realizado o evento Varal de Calçada, um trote solidário, na volta às aulas, que neste semestre destinará as peças arrecadadas a moradores em situação de rua ou de áreas carentes de Cubatão.

Nesse trabalho, em forma de trote, os alunos ingressantes ou veteranos participam com doações de roupas, calçados, acessórios, todos em bom estado. Durante determinado tempo, todas as peças arrecadadas na própria faculdade são verificadas quanto ao estado, para serem destinadas aos moradores beneficiados. Para a escolha dos locais de entrega, todo semestre é feito um levantamento de campo e definido um município da Baixada Santista. Assim, na primeira edição foi beneficiado o Mercadão de Santos, na segunda foi atendido o entorno da Praça da Biquinha em São Vicente.

Como explica a aluna Gisele Senes, a próxima edição, em Cubatão, será dividida em duas etapas: na primeira, marcada para o dia 11 de março, das 8 às 15 horas, será montado o Varal na calçada para que os moradores possam ter a dignidade de escolher a peça de roupa ou calçado que mais lhe agradar. Haverá também atrações musicais, em fase de agendamento. A ação será no nº 4.253 da Avenida Maria de Lurdes Alves Gomes – Baiana, mais conhecida como Avenida Principal da Vila Esperança.

A segunda etapa ocorrerá no aniversário de Cubatão, dia 9 de abril, com a reinauguração do abrigo de crianças situado na Rua Assembleia de Deus, junto ao Parque Anilinas. Nesse dia, esse trecho de rua será fechado e ocorrerão atrações promovidas junto com alunos de outros cursos da Unimonte, como aferição de pressão arterial pelos alunos de Enfermagem; brincadeiras de crianças organizadas pelo grupo de Pedagogia, além do próprio Varal de Calçada.

A programação do evento prevê também auxiliar vítimas de incêndio no Caminho São Sebastião, na Zona Noroeste de Santos.