Tecnologia

Grandes rede de lojas de varejo aceitam celular e tablets usados na compra de novos

17/02/2017
As lojas físicas da Casas Bahia e do Pontofrio lançaram nesta sexta-feira (17) uma operação que permite a clientes entregarem celulares e tablets usados em qualquer estado para adquirirem novos produtos da mesma categoria com desconto no valor final. A novidade também está disponível no site da Casas Bahia, de modo inédito no grande varejo online, e se chama “Casas Bahia Recompra”.

Para que a transação aconteça, os clientes devem ficar atentos a apenas algumas regras: smartphones e tablets associados à perda e roubo, que não liguem/ativem ou que possuam mecanismo de localização e bloqueio de senha ativos não serão aprovados. Além disso, a negociação é válida apenas para aparelhos adquiridos no Brasil. Com exceção desses pontos, a rede avaliará todos os equipamentos trazidos, inclusive com telas riscadas ou quebradas.

No site da Casas Bahia, também são aceitos os mesmos itens usados e o pagamento será feito em cartão presente, podendo ser utilizado em ofertas de todos os departamentos do e-commerce. Já nas lojas físicas, a análise é feita pelo vendedor a partir da inclusão dos dados do item em um sistema que indica o valor a ser oferecido pelo aparelho usado. Se o cliente estiver de acordo com a proposta o crédito estará disponível instantaneamente para compra de um novo aparelho.

Além da novidade de adquirir descontos levando o aparelho usado, as redes contam com as “Lojas Mobile”, espaços que trabalham o conceito cross selling, permitindo aos clientes adquirir smartphones e tablets já com serviços oferecidos pelas principais operadoras do país. Neste caso, todos os vendedores são capacitados para ajudar os consumidores na escolha do melhor aparelho para cada necessidade e ainda oferecer planos de contratação pré-pagos e controle, este último que possibilita controlar mensalmente o consumo de crédito e dados de internet para um valor previamente determinado pelos usuários.

Como funciona:

Lojas físicas

No primeiro momento o serviço estará disponível em lojas selecionadas da Casas Bahia e do Pontofrio e, até o fim de março, chegará aos mais de 970 pontos físicos das duas marcas. Ao chegar a uma das lojas, os clientes devem procurar os vendedores do setor de mobile para entregar o celular ou o tablet usado, o qual passará na mesma hora por análise que leva em consideração o modelo do aparelho e se ele está funcionando normalmente. Equipamentos com tela riscada ou quebrada também são admitidos na negociação.

Após a definição do valor do produto, o consumidor receberá o termo de transferência de propriedade para comprovar a operação comercial. Ao assinar o acordo, será emitido um vale compra com data de validade para o mesmo dia e que deverá ser utilizado apenas na aquisição de um novo dispositivo da mesma categoria do entregue.

E-commerce

Os internautas podem acessar o serviço pelo hotsite www.casasbahia.com.br/recompra. A avaliação do produto é feita online de acordo com as características informadas pelo cliente, como: modelo, capacidade e condições de uso dos aparelhos (estado da tela, da carcaça, dos botões e do lcd/touchscreen). Realizada a análise, é gerada uma proposta e, em caso de concordância com o valor apresentado, o cliente pode se cadastrar no hotsite e preencher as informações para contato.

Em seguida, serão encaminhadas instruções por e-mail para o envio da mercadoria. O frete e a embalagem para postagem são gratuitos, e devem ser feitos apenas em agências próprias dos Correios. Se ao receber o produto e a avaliação estiver de acordo com as descrições informadas pelo cliente, será enviado um novo e-mail com o código do cartão presente para ser usado na loja virtual da rede. Entretanto, na possibilidade de divergência na avaliação, o usuário será contatado por e-mail com uma nova proposta para escolher se deseja aceitar ou solicitar a devolução do equipamento sem nenhum custo.