Santos

Casa da Esperança de Santos inaugura projeto chr34Sorriso Saudável, Futuro com Esperançachr34

21/02/2017
O Rotary Club de Santos inaugurou, nesta quarta (22), às 9h, o Escovódromo e o Tomógrafo do Projeto Sorriso Saudável, Futuro com Esperança, que serão utilizados na Casa da Esperança, em Santos. O projeto prevê o atendimento odontológico das crianças e adolescentes assistidos pela instituição, de forma gratuita, bem como da população carente da região, com baixo custo.

O Rotary Club de Santos estabeleceu parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), por meio da Faculdade de Odontologia, e a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, com o apoio da Fundação Rotária do Rotary Internacional. O programa foi inaugurado na presença do presidente de Rotary Internacional, John Germ (Ano rotário 2016-2017) e integra as festividades de 90 anos do Rotary Club de Santos.

A ação disponibilizará, na Casa da Esperança, uma unidade de radiologia de última geração (radiografias digitais e tomografia computadorizada), um consultório odontológico e um escovódromo, unidade fixa para a orientação sobre a correta higiene bucal, além de ações de campo em comunidades carentes.  Pacientes atendidos pelos cursos de graduação e de pós-graduação em Odontologia da Unisanta também poderão obter exames radiográficos e tomográficos a custos subsidiados na Casa da Esperança.

O objetivo é promover o atendimento odontológico preventivo e curativo, exames imaginológicos (radiografias e tomografias) para auxiliar os diagnósticos e tratamentos de patologias bucais de crianças e adolescentes carentes residentes na Baixada Santista, e que são atendidos pela Casa da Esperança de Santos.

O  projeto estima que mais de 10.000 crianças e adolescentes carentes serão beneficiados por ano, além dos pacientes que poderão ter seus exames de imagens (tomografias e radiografias digitais) realizados com baixo custo.

Atendimento

Após o exame clínico, caso seja detectado qualquer tipo de anomalia ou lesão, os pacientes serão encaminhados à Clínica da Unisanta para realização de biópsia com resultado anatomopatológico, sem custos. Esse trabalho é realizado na instituição desde 2000, na disciplina de Estomatologia. Se for detectado o câncer bucal, o paciente será encaminhado para tratamento na rede pública.

O Centro de Diagnóstico da Unisanta também auxiliará o projeto Sorriso Saudável, Futuro com Esperança. No local poderão ser realizadas tomadas radiográficas individuais que ajudarão o profissional na avaliação da profundidade e extensão de problemas como cáries, abscessos e tumores, entre outros, com uma resolução maior e mais próxima da realidade.