Santos

X-9 é campeã do Grupo Especial de Santos

21/02/2017
O Carnaval de Santos já tem sua campeã de 2017: X-9. A disputa foi acirrada e a decisão saiu nos últimos quesitos. A escola que teve como enredo “Um grito heroico de um povo”,  conquistou 179,5 pontos, o mesmo a que a segunda colocada a Vila Mathias, na apuração que aconteceu nesta terça-feira (21), no Teatro Guarany, em Santos.

No desempate, “A Pioneira” levou o caneco por ter melhores notas no quesito Enredo, segundo em ordem de importância de acordo com o sorteio feito antes da apuração. “Esta vitória premia um processo iniciado em 2015, quando começamos a trazer o profissionalismo para a escola. No ano passado, o grito ficou preso na garganta, mas este ano chegou a nossa hora de gritar é campeão”, disse o presidente da X-9, Benedito Andrade Fernandes. 

Desfile

A pioneira trouxe os gritos que contribuíram para a formação do povo brasileiro até os dias atuais, como o Terra à vista, o do Ipiranga e o dos excluídos. A X-9 levou 2.500 componentes para a Passarela do Samba Dráusio da Cruz na madrugada do sábado (18).

Apuração

Três jurados de cada quesito avaliaram as escolas de samba. As agremiações foram avaliadas em nove quesitos: bateria, harmonia, evolução, enredo, samba de enredo, fantasias, alegoria e adereços, mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente.

A Padre Paulo, que perdeu 7,6 pontos por conta de irregularidades no desfile, acabou sendo rebaixada para o Grupo de Acesso de 2018. A Unidos dos Morros ficou em terceiro, com 179,7 pontos, seguida da Amazonense (179, 3), Brasil (179), Sangue Jovem (178,9) e União Imperial (178,7).

Acesso

Em outra disputa emocionante, a Real Mocidade Santista conquistou o título do Grupo de Acesso, com 179,5 pontos, e terá o direito de desfilar no especial em 2018. Com o enredo “Pula fogueira Real, fazendo do meu arraiá um lindo carnaval”, a agremiação do Marapé superou a Dependente do Samba, que ficou com 179 pontos.

A Bandeirantes do Saboó e a Unidos da Zona Noroeste empataram com 178,9 pontos, mas a ZNO caiu para o grupo 1 por ter nota inferior à adversária no quesito Harmonia, primeiro em grau de importância de acordo com o sorteio antes da apuração.

“O nosso carnaval sai da rua, pois não temos quadra própria. Agora, no grupo especial, é hora de pensar grande. Em março, já vamos começar a trabalhar o do ano que vem”, anunciou Edson Ferreira, o Edinho, presidente da Real Mocidade Santista.

Grupo 1

Na disputa menos apertada do dia, a Mãos Entrelaçadas conquistou o título do grupo 1, com 179,7 pontos, ganhando também o direito de desfilar no grupo de acesso no ano que vem. A Dragões do Castelo ficou em segundo, com 178,5 pontos. Na sequência, ficaram a Império da Vila (178,4 pontos), Imperatriz Alvinegra (177,6), e Unidos da Baixada (138,6).