Notícias

Senado aprova Moraes para o STF

23/02/2017
Como já era previsto, o Senado Federal aprovou por 55 votos a 13 o nome de Alexandre de Moraes para o STF. O novo ministro, que foi advogado do senador Aécio Neves – citado por delatores na Lava Jato – na campanha presidencial, negou ter sido defensor de uma organização criminosa e também que tenha cometido plágio em um artigo de Direito Constitucional.

Barco do amor

A sabatina foi uma espécie de teatro haja vista que o candidato já havia mantido diversos encontros com senadores. Um deles aconteceu na chalana Champagne, mais conhecida em Brasília como o “barco do amor”, do senador Wilder Morais (PP-GO), fato que provocou muita polêmica.

26 anos

Caberá à presidente do STF, Carmen Lúcia, marcar a data de posse do novo ministro, que vai substituir Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em 19 de janeiro.

Moraes era filiado ao PSDB, partido do qual se desfiliou ao ser indicado para o STF. Como tem 49 anos, vai permanecer na Suprema Corte por 26 anos, até completar 75 anos, idade em que a aposentadoria é compulsória.

O novo ministro prometeu atuar com “imparcialidade”.