Manual do Viajante

Como planejar sua viagem

25/02/2017
Para onde ir? Quando ir? Quanto tempo ficar? Qual o custo do passeio? Quanto tem para gastar? Saber responder essas questões é importante na hora de planejar a viagem e não correr o risco da diversão se transformar em problema.
Segundo o Ministério do Turismo, na dúvida, uma boa opção é procurar uma agência de viagem. As empresas oferecem diversos pacotes de acordo com o perfil e o bolso de cada pessoa. Mas, para aqueles que querem se programar sozinhos, a principal ferramenta é a internet.

A primeira decisão que deve ser tomada é a escolha do destino ou do tipo de turismo. Se o desejo do viajante é conhecer, por exemplo, os Lençóis Maranhenses, ele deve pesquisar especificamente sobre o local. Mas, se for algo mais fechado, como uma viagem temática, o melhor é levantar o que quer fazer, para depois ver quais são os destinos que oferecem esse tipo de turismo.

O viajante pode entrar em vários sites especializados e em fóruns para pegar dicas com outras pessoas que realizaram o passeio. A escolha do destino está atrelada ao tempo e ao tipo de viagem.  Não dá para conhecer mais de um destino se eles não forem próximos e o tempo de folga for de sete dias.

Uma vez escolhido o lugar, o próximo passo é decidir o cronograma de viagem. Uma boa dica é anotar as informações em uma espécie de guia pessoal, que irá orientar a próxima aventura. Com a experiência, o turista também vai definindo quais as fontes de pesquisa são mais úteis e confiáveis. Há também a opção de baixar aplicativos no celular que oferecem guias, mapas e outras facilidades, além dos guias físicos vendidos em livrarias.

Aproveite a baixa temporada 
 
Durante as pesquisas, o turista vai se deparando com outras informações úteis, como a melhor época do ano para viajar. Fora de temporada os custos diminuem, mas as condições climáticas são menos favoráveis. 
 
“Uma boa estratégia é procurar a baixa temporada. Quando se tem uma demanda maior, o preço fica muito mais alto. Às vezes você tem a flexibilidade de viajar fora da alta temporada e os preços são bem melhores. Há sites que permitem acompanhar a variação dos preços de passagem e ainda receber alertas de promoção por e-mail”, indica o planejador financeiro, Leonardo Gomes.
Viagem que cabe no bolso 
 
 Segundo Leonardo Gomes, a definição do roteiro e do tipo de viagem permitem que o viajante aproveite eventuais promoções.  Além disso, alguns custos podem ser otimizados. Se a viagem for em grupo, o turista consegue descontos em passeios e pode optar pelo aluguel de casas ou apartamentos. O site Airbnb é uma ferramenta bastante acessada neste caso.  Para o viajante solitário, uma opção é ficar em hostels. Neste tipo de hospedagem os quartos são divididos, o que também representa uma oportunidade de conhecer pessoas e dividir passeios.

Criar uma poupança específica para a viagem é ponto fundamental. Nesse caso, o conselho é priorizar uma economia mensal para o passeio em detrimento a gastos desnecessários. Um erro comum é desconhecer o próprio orçamento. “Às vezes a pessoa não sabe quanto gasta com salão, compras, supermercado e esse dinheiro parece pouco, mas não é. Se você conhece bem seu orçamento, anota os gastos, você consegue evitar o supérfluo, aquilo que na verdade você não queria gastar e gastou por falta de conhecimento”, alerta Gomes.