Datas Comemorativas

Tempo de luta

08/03/2017
por Bárbara Camargo

Alegre, guerreira, sensível, delicada, confiante, sensual, competente, independente. Cada mulher tem sua característica e não é raro encontrar aquelas que congregam muitas virtudes em uma só. Mas o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), significa bem mais do que a exaltação das qualidades femininas. Afinal, se fosse simples assim, não seria necessário cravar um dia para isso.

A data relembra um protesto de operárias de uma fábrica nova-iorquina, a Triangle Shirtwaist Company, que entraram em greve, em 1911, reivindicando melhores condições de trabalho e salários iguais aos dos homens. Foi a ONU que declarou, 66 anos depois, o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher, para homenagear as feministas que, desde o início do século XX, já batalhavam por igualdade e respeito.

Séculos diferentes,  mesmos problemas…

“Muitos anos se passaram. Ainda é necessário ter um dia celebrar isso?”. A pergunta faz lembrar uma das fotos mais emblemáticas da Marcha das Mulheres que aconteceu em janeiro, nos Estados Unidos. Três mulheres, trajadas como integrantes do Movimento Sufragista (que exigia o direito das mulheres ao voto, no séc. XIX), lembraram que, apesar de estarmos em séculos diferentes, ainda é preciso lutar.

A quarta-feira traz à luz temas como a trajetória da luta feminista, onde será possível avaliar seus progressos e os desafios, em todas as sociedades. É por isso que milhares de mulheres se reunirão em atos, conferências, palestras, passeatas e encontros ao redor do mundo. Na Baixada Santista também haverá programação durante todo o mês de março. Confira as principais atividades:

Encontro na OAB Santos
Promovido pela Comissão da Mulher Advogada (Praça José Bonifácio, 55, Centro), o evento terá início às 10h, com palestras da psicóloga e sexóloga Márcia Atik e da jornalista Cláudia Matarazzo. Às 12h, acontece feira de beleza com empresas da área da saúde, estética e setor de acessórios e bijuterias. Inscrições gratuitas pelo www.oabsantos.org.br .

Campanha Laço Branco
Às 19h, haverá o lançamento da Campanha Laço Branco, na Câmara Municipal de Santos. O objetivo é de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. O evento é aberto ao público.

Workshops no Shopping Balneário
A praça central do Shopping (Avenida Ana Costa, 549, Gonzaga) recebe uma série de ações na quarta-feira.  A empresária Clô Macia ministra um workshop sobre comportamento e postura, com técnicas de passarela que podem ser aplicadas no dia a dia. Veronica Scavone também dá dicas sobre moda e estilo. Claudia Matarazzo fala sobre as conquistas das mulheres no Brasil. Ingressos: um quilo de alimento não-perecível.

Curso sobre direitos e cidadania
A partir de quarta-feira (8) até o dia 24, a Coordenadoria de Políticas para a Mulher de Santos recebe inscrições para o curso Promotoras Legais Populares, que será promovido em abril, no Centro Cultural da Zona Noroeste. O objetivo é mostrar os direitos femininos e estimular as alunas a lutarem por cidadania e justiça. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected].  É preciso informar nome completo, telefone para contato e bairro.       
   
Defesa pessoal para mulheres
Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM) realiza, em todo o Brasil, treinamentos gratuitos da defesa pessoal israelense, voltados para mulheres maiores de 14 anos. Em Santos, o treinamento será no sábado (12), às 10h, no Santos Krav Maga Center (Avenida Conselheiro Nébias, 254). Para participar, é necessário cadastramento pelo e-mail: [email protected].

Rotary Club de Santos
Na quinta-feira (9), às 7h30, o Rotary Club Santos Boqueirão convida a presidente do Colégio e da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lúcia Teixeira, para palestrar sobre o tema “Mulher, travessia do futuro”. A atividade é destinada para as associadas do Rotary e acontece no Tênis Clube de Santos.

ComMulher
A Universidade Santa Cecília (Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão) recebe, na segunda-feira (13), das 8 às 13h, o XIV Encontro COMMULHER – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O tema desta edição é: “10 Anos da Lei Maria da Penha – avanços e desafios à importância do tratamento do agressor de violência doméstica”. O encontro é aberto ao público.

Corrida Só Pra Elas
Em Guarujá, a segunda edição da competição esportiva destinada para as mulheres acontece no domingo (12), às 8h, na praia de Pitangueiras. A expectativa é receber mais de mil participantes. Inscrições: R$ 85 (até 2/3), pelo site circuitoguaruja.com.br.

Ação social em Itanhaém
A Praça Narciso de Andrade, em Itanhaém, recebe, das 13 às 16h, ação social, com aferição da pressão arterial, corte de cabelo, maquiagem, manicure, avaliação de peso e brindes às participantes.