Notícias

O uso de antissépticos

04/03/2017
A agência de saúde Canadense alertou, em 2015, sobre os riscos de reações alérgicas graves que a cloroexidina pode provocar. Principalmente quando usados na boca, em feridas abertas, ou imediatamente antes ou depois a um processo cirúrgico. A reação pode atingir o quadro anafilático. O mesmo alerta foi feito pelo FDA americano em fevereiro de 2017.

O choque anafilático pode ser provocado por várias substâncias diferentes como avelãs, camarão ou outros produtos. Estima-se que um em cada 200 atendimentos de emergência sejam devidos ao choque anafilático. Obviamente, esses números não se referem apenas à clorexidina. Foram relatados três casos de anafilaxia no Canadá referentes à clorexedina. A mortalidade por anafilaxia é estimada em menos que 2% dos casos são responsáveis por cerca de 1000 mortes por ano nos EUA e metade dos casos tem relação com penicilina.

O uso constante de cloroexidina também pode provocar resistência em algumas bactérias importantes. É certo que essa é uma preocupação maior em ambientes hospitalares ou mesmo odontológicos, mas também deveria restringir o uso desses produtos. Considerando esse aspecto, enxaguatórios bucais vendidos livremente no Brasil, precisam de prescrição no Canadá.

Em ambientes domésticos, a limpeza de ferimentos simples deve ser feita unicamente com a utilização de água e sabão. Não há necessidade de se utilizar nenhum outro produto. Caso haja alguma lasca ou estilhaço alojado, retire gentilmente com uma pinça e depois lave a região afetada, com água e sabão. Em caso de sangramento, pressione o local por um ou dois minutos, se o parar de sangrar, simplesmente lave o local com água e sabão. Sempre após lavar um local ferido, utilize, preferencialmente, toalha de papel branca ou de banco limpa.