Simplesmente Vinho

Uma vinícola uruguaia que investe em vinhos de qualidade

18/03/2017
A família de Fabiana Bracco sempre plantou uvas no Uruguai, mas elas eram utilizadas para vinhos comerciais ou vendidas a outras vinícolas. Até que Fabiana, uma pessoa apaixonada e que cresceu entre as videiras, escolheu trabalhar no mercado do vinho e, em outras empresas, foi aprendendo, até sentir- se pronta para atuar no segmento. Batalhou e conseguiu unir a família, convencendo-os que era hora de começar a vinificar seus próprios vinhos de qualidade.
 
A Bracco Bosca está localizada próxima a Montevidéu. Fomos por uma estradinha vicinal e, no caminho para esta bodega, estranhamos o fato de não vermos os vinhedos plantados pelo campo, como costumamos ver nestas paisagens. De repente, eles surgiram à nossa esquerda,  e à direita, logo atrás de um visual bucólico, no qual avistamos apenas uma pequena e singela casa, um carro embaixo de uma árvore e um pequeno galpão, com a entrada pintada em mural.
 
Imagine a surpresa ao chegarmos nesta pequena e artesanal bodega e, ao entrarmos pela lateral, avistarmos bem na nossa frente a chegada das cestas repletas da fruta. Pudemos assistir e experimentar as uvas tannat, pretinhas, pequeninas e surpreendentemente doces, colhidas fresquinhas naquela manhã. As uvas chegavam para o desengace, que consiste em separar os frutos dos engaços (talinhos verdes) numa máquina. As uvas passavam por uma tubulação, indo direto para os tanques de inox (também havia alguns de concreto) para iniciar todo o processo de vinificação.
 
Foi uma visita muito interessante, mais ainda quando entramos no galpão e avistamos alguns tanques, umas poucas barricas francesas e os vinhos na guarda, engarrafados, ainda sem rótulos nem capsula…. Foi bacana a sensação de participar deste início e mais ainda quando o primo da Fabiana abriu alguns de seus vinhos para degustarmos e conhecermos a particularidade de cada um:  um tannat clássico 2015 e mais dois varietais, um petit verdot, um cabernet franc e um blend, que apresentarei detalhadamente na próxima coluna. 
 
Enoabraços e uma ótima semana a todos!