TV em Transe

A carne é fraca. E o jornalismo?

23/03/2017
E como se tornou praxe por aqui, manter-se (bem) informado não constitui tarefa das mais fáceis.

Ué, mas a mídia não tem falado nisso o tempo todo?  

Sim, mas quantidade não quer dizer qualidade. Somos bombardeados, mas não devidamente esclarecidos. A Polícia Federal abriu a porteira sem especificar as infrações cometidas por cada empresa, o que dá margem a generalizações (como se todos comercializassem carne podre, por exemplo).

Aí entram os meios de comunicação. Além do já conhecido sensacionalismo alarmista de alguns, define-se o tipo de cobertura do caso de acordo com interesses privados (há negócios particulares e poderosos anunciantes a considerar). A Band, pra citar um veículo, é notadamente ruralista, e tem criticado a forma como a PF conduziu o trabalho com notícias do tipo “Pecuaristas criticam exageros na realização da Operação Carne Fraca”.

A nós, cabe a árdua missão de tentar decifrar o que se vê.

Coincidência? – Curioso, mas duas fontes de informação que a meu ver parecem mais confiáveis – investigativas e não atreladas a qualquer grupo – são ligadas a veículos estrangeiros: os sites “BBC Brasil” e “El País”.

Hitler! – Silvio Santos voltou das férias com cabelos grisalhos e, para surpresa geral, colocou no ar um vídeo do Youtube que parodia uma cena de “A Queda – As últimas horas de Hitler”. Na adaptação (postada há cinco anos), o líder nazista “encarna” Roberto Marinho e se desespera com o crescimento de emissoras rivais, para desespero da Rede Globo. “Quem não viu vai gostar, e quem viu também”, disse Silvio ao anunciar o vídeo. Posteriormente, ele foi informado que existem outras versões desta mesma cena satirizando outros temas, como o histórico 7 x 1 entre Alemanha e Brasil. Não duvido nada que venha a exibi-los nos próximos domingos.