Notícias

Um país sem rumo

25/03/2017
É preocupante a fala do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, principalmente quando afirma que o governo Temer pretende aumentar impostos. O país já vive uma situação dramática, com quase 14 milhões de desempregados, empresas e lojas fechando por conta da maior crise econômica da história, e o ministro vem com a mesma “solução” de governos anteriores: aumentar a carga tributária para cobrir o rombo do governo.

O brasileiro já paga uma das maiores cargas tributárias do planeta sem a devida contrapartida de serviços públicos. Isso acontece porque os governos administram mal, a corrupção é cavalar e a lista de privilégios é vergonhosa nos três poderes da República.

A Operação Lava Jato tem espantado o mundo ao mostrar o grau de corrupção que afunda o país, mas a bandalheira é maior do que se imaginava a princípio. Onde se mexe, se acha sujeira. E das grandes.

A mais recente colocou em dúvida a qualidade da carne nacional, o que levou vários países do mundo a impedir a entrada do produto. Serão punidos os canalhas que colocaram em risco a saúde do consumidor e ainda causaram mais prejuízos à economia brasileira?

O fato é que o Brasil está caminhando para o abismo e isso não está acontecendo de uma hora para  outra. É um processo cultural que vem sendo maturado há décadas, o famoso “jeitinho brasileiro”, que, aos olhos de alguns parece algo engraçado, mas que, na verdade, é o ovo da serpente.

Basta olhar nossos representantes em Brasília. Políticos e autoridades, com poucas exceções, estão tentando salvar o pescoço e fugir da Lava Jato, para escapar da cadeia e manter seus privilégios e fortunas pessoais conquistados em meio a uma grande tragédia nacional. Não existem vozes capazes de unir o país em torno de um projeto de desenvolvimento com justiça social. Nuvens sombrias pairam sobre o horizonte.

Sem dizer a que veio, o governo Temer oferece como alternativa infernizar ainda mais a vida do cidadão comum. Isso não vai acabar bem.