Simplesmente Vinho

Os vinhos da uruguaia Bracco Bosca

25/03/2017
Enoleitores,
É animador poder degustar bons vinhos numa bodega nova! A primeira safra, vinificada em 2015,  um tannat clássico,  apresentava uma cor vermelho rubi  violáceo; nariz de frutas negras, especiarias como pimenta do reino; no gustativo, seco, acidez correta, taninos  finos, pronto para beber, macio, longo, deixando um gostinho de alcaçuz na boca. Já os outros foram vinificados em 2016, sendo um varietal de petit verdot, um vinho na cor vermelho rubi, halo rosado; exalava frutas vermelhas maduras como framboesa, pimenta e toque de baunilha; no paladar, seco, acidez correta, taninos finos mas ainda jovens, longo, sabor de  compota de framboesas. Um vinho elegante!

Provei também o varietal de cabernet franc, a primeira safra do Gran Ombú 2016. De coloração vermelho rubi, halo aquoso presente; sentia-se o olfato de frutas negras como amora, leve toque herbáceo, especiarias; no palato, seco, boa acidez, taninos finos, embora jovens, leve adstringência, persistente, deixando um sabor de ervas. É um vinho que ainda não atingiu seu apogeu, mas já mostrou seu potencial.
O que mais me surpreendeu foi o blend de tannat, sirah e petit verdot, um vinho na coloração rubi levemente púrpura, brilhante. Exalava aromas que remetiam a  frutas negras, toque herbáceo e especiarias como pimenta  do reino negra. No gustativo, seco, taninos jovens porém finos, equilibrado, persistente -sente-se a fruta bem presente, uma ameixa madura. Por ser ainda jovem, imagino que, quando atingir sua maturidade adequada, será um belo vinho!

A cada vez que retorno ao Uruguai fico admirada como a cultura do vinho está crescendo e se desenvolvendo em qualidade, num país pequeno, geograficamente sem grandes altitudes – ao contrário, muitas planícies, incluindo os pampas. Nota-se um trabalho de qualidade e grandes investimentos neste setor da economia.

Nas vésperas, encontramos em outra vinícola uma conhecida crítica americana em visita às bodegas uruguaias, sinal de que o potencial dos vinhos tornou-se uma realidade em outros continentes!

Enoabraços é uma ótima semana a todos!