Beleza

Cabelos renovados com argiloterapia

01/04/2017
Existem inúmeros tratamentos para deixar os cabelos saudáveis, macios e bonitos. Especialmente os naturais têm ganhado, cada vez mais, espaço nos salões de beleza. Um deles é a Argiloterapia. Rica em cálcio, potássio, ferro, zinco, magnésio, sílica e sódio, a argila possui propriedades que auxiliam a manter a saúde do couro cabeludo e dos fios.

Multifunções
Especialista no assunto, a técnica nacional da Mutari Cosméticos, Ariele Mendes, explica que a substância é responsável por equilibrar a produção excessiva de sebo, regularizando a oleosidade dos cabelos. Além disso, a argila “reduz a caspa, estimula o crescimento dos fios, combate aos radicais livres, fortalece os fio, possui ação antisséptica, absorve impurezas e oleosidade e acentua o brilho”.

Tipos de argila
Para cada necessidade de cada cabelo, há uma argila, cuja cor pode variar entre verde e preta. A primeira tem ação de limpeza, e é ideal para fios normais ou com oleosidade controlada. Já a preta é mais ácida, têm mais matéria orgânica e enxofre. Ela age na raiz com oleosidade excessiva, tratando alguns casos de queda dos fios e alopecia.

Pode usar argila pura?
A especialista explica que o ideal é investir em produtos que contenham argila em sua composição ao invés de usar a argila pura. “Esses produtos já possuem (argila) na concentração ideal e, juntamente com os demais itens da formulação, terá um resultado ainda melhor. Deve-se utilizar de acordo com a instrução do fabricante”, lembra.

Frequência de uso
Quem avalia a quantidade de vezes que os seus cabelos devem ser submetidos à argila é o profissional de beleza. Porém, indica Ariele, o ideal é a cada 15 dias. E não há restrições: todos os cabelos podem receber os nutrientes da argila.