Simplesmente Vinho

Sabores e design arrojados no Uruguai

01/04/2017
Enoleitores,
Estive no Uruguai e conheci a Viña Edén, uma bodega localizada na rota 12, próxima a Punta del Este, mais precisamente nas colinas de Pueblo Eden, onde as videiras são cultivadas em sistema sustentável, em solos minerais de origem oceânica, propiciando vinhos de personalidade única. A bodega possui uma bela e moderna arquitetura, no meio de um campo, onde o verde se projeta rumo ao infinito, tornando o local ainda mais bonito e interessante.

A sede foi projetada em três níveis, para que a força gravitacional possa participar do processo de elaboração dos vinhos. A primeira safra foi elaborada em 2013. A vinícola pertence a um carioca, Mauricio Zlatkin, e ao enólogo (e sócio-fundador) Juan Pablo Fitipaldo. Eu e meu marido, Gugu Barbosa, fomos gentilmente recebidos pelo simpático sommelier Santiago, que nos apresentou seus vinhos. Testamos o Espumante Viña Edén 2015 – brut nature, que é vinificado pelo método tradicional numa garrafa preta fosca -um lindo visual! Elaborado pelas uvas chardonnay (85%) e pinot noir (15%) , apresenta cor amarela verdeal, perlage média; seus aromas lembram frutas brancas e minerais; na boca, seco, fresco, estruturado, média persistência, deixando um sabor de abacaxi maduro. Seguimos para o branco Viña Edén chardonnay 2015 na cor amarelo verdeal, transparente, brilhante, no nariz sentí frutas como abacaxi e maça verde, leve floral, toque herbaceo, no palato, seco, fresco, levemente sápido, longo, deixando o sabor de abacaxi em compota.

Passamos aos tintos, iniciando pelo Viña Edén tannat reserva 2015. De cor vermelho rubi, aromas de frutas negras maduras, especiarias; no paladar, seco, taninos finos mas ainda jovens; na boca, tem média persistência, deixando um gosto que lembra ameixa em calda.

Foram a seguir  apresentados os dois vinhos de corte. Primeiro, o Cerro Negro 2015, elaborado a partir de 50 % tannat, 40 % merlot e 10 %marsellan, que estagia por 16 meses em barricas. Na coloração, é vermelho rubi escuro, halo rosado; no nariz, inalamos frutas negras, toque defumado, especiarias, baunilha, couro; no gustativo, seco, acidez correta, taninos rústicos, ainda jovem, longo retronasal sugerindo frutas negras em compota. Depois de um tempo aberto evoluiu aparecendo aroma de caramelo.

Finalizamos degustando o Cerro Negro 2013, elaborado com 75 %tannat, 15% Merlot e 10 % marsellan, que descansou 13 meses em barricas. Apresenta uma cor vermelho rubi halo rosado, exalando aromas de frutas negras, couro, estábulo, herbáceo, leve álcool ainda presente, sugerindo precisar amadurecer mais para ser consumido; no paladar, seco, acidez correta, taninos finos, porém ainda jovem, confirmando o nariz. Longo, deixando o sabor da fruta, ameixa em calda.

A Viña Edén é uma bodega jovem e arrojada, apresentando modernidade na sede, aliado ao design atual no formato das garrafas,  em vidro fosco na cor negra. Vale muito a pena visitá-la!

Enoabraços e uma ótima semana a todos!