Notícias

Guia para escolher o piso certo

01/04/2017
Quem está reformando um ambiente sabe que o momento de escolher o piso pode ser o que causa mais dor de cabeça. São tantas opções, acabamentos, materiais, que tornam a tarefa difícil e, principalmente, cansativa. Para ajudar neste desafio, preparamos um guia para você conhecer melhor cada tipo de piso e escolher o ideal para os cômodos da sua casa.

Vinílico
Este modelo de piso é produzido em PVC flexível e possui entre dois e três milímetros de espessura.  O arquiteto da Telhanorte, Anderson Almeida, explica que o vinílico é um dos mais usados no momento de reformar um ambiente. “Ele tem surpreendido com sua tecnologia de impressão muito fidedigna à madeira, além da aparência e textura. Com vantagens em comparação ao piso laminado, é naturalmente acústico, sem a necessidade de uma manta específica, além de ser um produto impermeável, ideal para espaços de convívio com crianças e animais”.

Porcelanato
Os porcelanatos podem ser de vários tipos e formatos, sendo indicados para locais com alta circulação e páreas molhadas, uma vez que apresentam resistência e baixa absorção de água.  São produzidos com a mistura de minerais e argila. “Hoje, o mercado já oferece mão de obra especializada e grandes formatos de porcelanato, com possibilidade de aplicação até mesmo em bancadas, mesas e nichos, possibilitando uma decoração moderna e sofisticada”, diz o arquiteto.

Cerâmica
Assim como os porcelanatos, cerâmica é produzida com argila. Por ser muito resistente, ela ode ser aplicada em todos os ambientes da casa. Apesar disso, é um material que demanda mão de obra especializada e precisa de um tempo maior para a execução da reforma.

Laminado
O piso laminado é composto por lâminas de madeiras com larguras e comprimentos variados. As vantagens são preço acessível e instalação limpa e prática (basta uma cola específica para assentamento). Este tipo de piso não é indicado para ambientes úmidos e com incidência de luz solar.