Digital Jazz

Projeto Jazz Soul Blue Jam Session – 6/4

01/04/2017
O Rio Santos Bossa Fest e o Rio Santos Jazz Fest, com a proposta de realizar em Santos, atividades mensais permanentes, retomam a partir do próximo dia 06 de abril, os agradáveis encontros musicais nas noites de quinta-feira, entre 20 e 23h, no charmoso “Baxter’s Bar” e sua aconchegante varanda, nas dependências do Clube dos Ingleses, com a apresentação do Projeto “Jazz Soul Blue Jam Session”, com o quarteto Trio+Um.

A abertura da temporada 2017 do projeto, servirá também para o lançamento oficial do Rio Santos Jazz Fest, que irá acontecer em Santos nos dias 28, 29 e 30 de abril, na Comedoria do Sesc, no Teatro Guarany e no Praiamar Shopping, com entrada gratuita. A realização é da Rádio Jornal da Orla / Digital Jazz.

O evento no Clube dos Ingleses já se tornou referência musical e cultural na região, oferecendo uma receita perfeita: música, excelente gastronomia, bebidinhas e um ponto de encontro de primeira qualidade.

A cidade de Santos ganhou um local diferenciado, aconchegante e exclusivo, com capacidade para até 100 pessoas, agora utilizado culturalmente com maior frequência.

É destinado para as pessoas que gostem de boa música e que poderão desfrutar de um local agradável e seguro para conversar, se divertir, gerar negócios e aproveitar também estes encontros, para degustar um cardápio exclusivo e diferenciado criado pelo restaurante do clube, especialmente para as noites musicais.

A cada encontro, apresentamos atrações e repertórios diferentes, gerando uma expectativa sempre crescente.

O Trio+Um é um quarteto de Jazz, Instrumental Brasileiro e Bossa Nova, formado por André Willian (Piano), Elizeu Custódio (Contrabaixo), Fabiano Guedes (Bateria) e Rodrigo Vilela (Saxofone).

Os integrantes do quarteto já trabalhavam juntos em outras formações e em 2015 se juntaram para formar o Trio +Um, com a proposta de estudar e tocar clássicos do Jazz.

Com interpretações próprias de alguns temas, o quarteto tem a intenção de tocar e levar a boa música instrumental a todos os públicos, desmistificando a velha ideia de que o estilo é exclusivo.

A apresentação do dia 6 de abril promete trazer muitas surpresas, solos surpreendentes com improvisos de tirar o fôlego, canjas de músicos convidados,  além da divulgação das grandes atrações do Rio Santos Bossa Fest 2017, evento oficial da UNESCO,  para o International Jazz Day. Imperdível!

 
Stacey Kent – “Tenderly”

Este CD nasceu inspirado na sonoridade da gravação “Cry Me A River” da cantora Julie London e do guitarrista Barney Kessel, ocorrida no ano de 1955.

Lançado apenas nos Estados Unidos e Europa, pelo selo Sony Music, o disco reuniu a talentosa e simpática cantora Stacey Kent, o guitarrista Roberto Menescal, seu marido saxofonista e flautista Jim Tomlinson, dono de uma sonoridade absurda e o contrabaixista Jeremy Brown. No Brasil, foi lançado no mês de março.

Ganhei este exemplar do meu querido amigo José Mario Paranhos do Rio Branco, um dos maiores conhecedores de música que conheço e dono da maior discografia física que já pude ver na vida. O belíssimo encarte do disco traz a citação em português do eterno poetinha Vinicius de Moraes, “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. Frase que ilustra muito bem o que significa este trabalho realizado para ambos.

Roberto Menescal e Stacey Kent se admiravam musicalmente muito antes de se conhecerem pessoalmente.

O encontro frente a frente de ambos se deu apenas no ano de 2011, quando se esbarraram sem querer no “backstage” do show de comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, onde ela se apresentou ao lado de Marcos Valle.

Não preciso nem dizer que este rápido e especial encontro foi decisivo para uma aproximação imediata entre os dois, que rendeu este lindo trabalho, intimista e repleto de inspiração. Até isso acontecer de fato, foram alguns anos trocando e-mails, muitas ligações e conversas pelo telefone, encontros intimistas aqui no Brasil e no exterior, até que finalmente conseguiram realizar o sonho recíproco de gravarem juntos no ano passado na Inglaterra.

A pegada jazzística da voz suave e incrível de Stacey se incorporou magicamente com o timbre e a levada “bossanovista” da guitarra de Menescal. Sonoridade simplesmente perfeita.

Seleciono os temas “Only Trust Your Heart”, “The very Thought Of You”, “There Will Never Be Another You”, “That’s All”, “If I Had You”, “Agarradinhos” e a minhas preferidas “Tangerine” e também a faixa título “Tenderly”, que homenageou o genial cantor e pianist Dick Farney.

Obrigado Menesca e Stacey por nos presentearem com este disco sublime e encantador da primeira à última faixa. Só mesmo a música pode proporcionar estes raros e incríveis encontros. O Jazz e a Bossa Nova unidos para sempre !!!

 
Toquinho e Vinicius – “O Poeta e o Violão”
 
Imagine você estar presente num estúdio ao lado dos gênios Toquinho e seu grande parceiro Vinicius de Moraes, para conferir uma sessão de gravação de estúdio, onde a descontração, amizade e o improviso são as marcas deste encontro.

Foi desta forma que há mais de 40 anos a dupla gravou em Milão, Itália, de forma intimista e bem à vontade o disco, que foi lançado originalmente pela gravadora RGE no ano de 1975.

Fizeram e verbalizaram várias homenagens nas gravações feitas numa única sessão que teve a duração de apenas 4 horas: João Gilberto, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Carlos Lyra e Baden Powell foram alguns dos citados.

Merece destaque também as participações muito especiais nas gravações dos maestros Luis Bacalov e Sergio Bardotti.

A parceria de Toquinho e Vinicius teve início em 1969 e durou aproximadamente 10 anos e várias canções importantes da nossa MPB forma compostas pela dupla como “Tarde em Itapoã”, “Como Dizia o Poeta”, “Testamento”, “A Tonga da Mironga do Kabuletê”, “Regra Três”, “Para Viver Um Grande Amor”, “Cotidiano no. 2”, “Morena Flor” entre outras maravilhas. No total, mais de 100 canções em parceria, 25 discos e mais de 1.000 shows.

No disco foram gravadas 14 canções e uma surpresa, o tema “Nature Boy”, que era uma das canções preferidas de Vinicius de Moraes e que estava diariamente no “set list” do show que ele fez ao lado de Toquinho e Maria Bethânia no ano de 1971 na Argentina.

Não deixe de ouvir, também, “Tristeza”, “Chega de Saudade”, “Insensatez”, “Garota de Ipanema”, “Berimbau/Consolação,” numa versão de arrepiar, “Dora” e “Januária”.

Simples assim, “O Poeta e o Violão” é o mais fiel registro de uma linda e eterna amizade de dois gigantes de nossa MPB, que são Toquinho e Vinicius de Moares. Qualidade extrema do repertório escolhido e uma interpretação marcante e envolvente.