Navios chr38 Cia

Uma viagem pelo Monarch

04/04/2017
A companhia
Conhecida por seus cruzeiros all-inclusive e foco nos mercados latinos, a Pullmantur Cruceros é uma das companhias de cruzeiros do grupo Royal Caribbean. Administrada em joint-venture com um grupo de investimentos espanhol, a empresa tem sede em Madrid e uma frota de quatro navios que operam no Caribe, Europa e Brasil.

A Pullmantur é hoje uma companhia única no mercado. Todos os seus cruzeiros são all-inclusive, ou seja, incluem não só alimentos, entretenimento e tudo o mais normalmente incluído no valor dos cruzeiros, mas também bebidas – incluindo alcoólicas! Outro diferencial da companhia é sua origem e foco; a língua principal a bordo é o espanhol e toda a rotina a bordo é moldada a partir dos passageiros espanhóis e latinos.

O navio
Operando pela Pullmantur desde 2013, o Monarch é o flagship, ou seja, o navio símbolo, da frota da companhia espanhola. Foi construído na França, pelo Chantiers de l’Atlantique, um dos mais tradicionais estaleiros do mundo. Encomendado pela Royal Caribbean, é gêmeo do Sovereign – que vem operando no Brasil desde 2008.

Com capacidade para cerca de 2,500 passageiros, possui um projeto diferenciado, que resultou em áreas públicas muito particulares. Para evitar transtorno para os passageiros que desejam descansar e relaxar, o navio foi projetado de forma a dividir quase completamente as cabines das áreas comuns. Assim, a grande maioria das acomodações ocupa a parte frontal da embarcação, enquanto quase todas as áreas públicas ficam na parte traseira do navio.

Entre as áreas públicas, destaque para o bar 360°, que ocupa o Viking Crown – a área envidraçada, panorâmica e arredondada do navio, a baixo da chaminé. A atração tem paredes de vidro, é o ponto público mais alto do navio e serve tanto como bar como lounge de observação.

Outro destaque é o The Waves Yatch Club, descrito pela companhia como um ambiente “de estilo club de praia completo, com solário, serviço de bar e menu de aperitivos”. A área é acessível apenas para alguns dos passageiros do navio e conta ainda com serviços exclusivos, que vão desde um cardápio diferenciado para drinks e bebidas (incluídas nos pacotes tudo incluído), até acesso gratuíto à internet Wi-Fi. O navio conta ainda com lojas – que vendem desde souveniers à jóias e relógios de luxo, um casino, diversos bares e lounges, teatro em dois andares, duas piscinas, parede de escalada, academia e spa, clube noturno, quatro restaurantes, biblioteca, centro de conferências e outros.

Os roteiros
Desde que passou para a frota da Pullmantur, o Monarch tem sido o navio da companhia no Caribe. Apesar de ter estreado na Europa no ano passado, seu principal destaque são os roteiros pela paradisíaca região caribenha.

Embarcamos no navio, à convite da Pullmantur e da R11, a representante da companhia no Brasil, na viagem inaugural do roteiro ‘Caribe Lendário’. O novo itinerário parte de Cartagena de Indias, na Colômbia; e escala Montego Bay, na Jamaica; Georgetown, nas Ilhas Cayman. Além destes dois portos, o navio também passa por Colón, no Panamá, e Limón, na Costa Rica. Nestes últimos dois portos, também é possível embarcar e desembarcar. Este roteiro é realizado até maio, quando o navio parte para o Norte da Europa.

Para o passageiro brasileiro, a principal vantagem do ‘Caribe Lendário’ é que não é necessário visto americano para embarcar – exigência para a maior parte dos roteiros pelo Caribe.

A viagem volta a ser realizada pelo navio em outubro, logo após a temporada européia.

Culinária e Entretenimento
A principal atração do Monarch é o clima descontraido de festa encontrado por todo o navio. O entretenimento tira proveito dessa atmosfera com diversas festas nas áreas externas e lounges. O sistema all-inclusive ajuda ainda mais os passageiros a curtirem as atrações do navio.

Recentemente, o navio passou a contar com um programa de entretenimento projetado de acordo com emoções. “Nós recentemente trouxemos esse novo programa, que visa levar ao hóspede um novo ‘sentimento’ a cada dia de cruzeiro”, explicou o diretor de cruzeiro do navio, Pedro Garcia. “Há o dia do relaxamento, o dia da alegria, e mais. (…) Todo o programa da equipe de animação muda de um dia para o outro de acordo com este ‘tema’.

Já na parte culinária, o grande destaque é um cardápio elaborado pelo chef espanhol Paco Roncero. O menu é inspirado nas raízes espanholas da companhia, e tem apelo também para os latino americanos, já que o chef é jurado do MasterChef na Colômbia.

Para preparar os pratos de Roncero da forma mais apropriada, a equipe da cozinha do Monarch foi trinada pelo próprio chef Paco. “Ele veio e ficou a bordo por duas semanas, ensinando e treinando nossa equipe”, contou Filipe Nevez, o diretor de restaurante do navio.