Leitura

Contos de fadas chr39inusitadoschr39 abordam ética e o papel da mulher

13/04/2017
Ética e o papel da mulher são os temas dos dois primeiros volumes da coleção Contos e Contadoras, que serão lançados no sábado (15), a partir das 18h, na Livraria Nobel do Shopping Parque Balneário, em Santos. O primeiro volume é Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné – Contos de fadas para pensar sobre ética, escrito por Susana Ventura e Helena Gomes que, em parceria com Geni Souza, também escreveu o segundo volume, Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa – Contos de fadas para pensar sobre o papel da mulher.
 
A coleção, publicada pela Editora Biruta, traz contos de fadas que divertem, emocionam e ainda reúnem vestígios de civilizações passadas, como informações históricas, sociais e culturais. “Buscamos conversar com os jovens leitores sobre assuntos muito importantes nos dias correntes e, ao mesmo tempo, trazer histórias pouco conhecidas e plenas de boas surpresas”, explica Susana, que idealizou a coleção.
 
Em Dragões, as histórias mostram como as escolhas feitas pelos personagens interferem em suas vidas, aproveitando para fazer uma pergunta bastante atual: como agir de modo ético se nem sempre as escolhas são simples? Já em Princesas encontramos contos de fadas que mergulham no universo feminino e oferecem uma ótima oportunidade para refletirmos sobre os vários papéis da mulher na sociedade, seus questionamentos e, principalmente, a busca por sua identidade como ser humano.
 
“O trabalho de adaptação das três autoras é outro ponto alto da coleção: cada uma teve liberdade para escolher e reescrever as histórias que mais de perto falavam com sua própria trajetória”, conta Susana. “O trabalho do artista plástico Alexandre Camanho, refinado e profundamente ligado à renovação da tradição da ilustração, completa a parte artística do conjunto, pelo exercício da leitura visual de um repertório que também o mobiliza como criador”.
 
Os dois volumes incluem posfácios escritos pela socióloga Giselle Soares, que apresenta questões para uma análise mais profunda de cada reconto, dessa forma mostrando como a ficção pode fornecer elementos para o estudo da realidade. Reis, moscas e um gole de morte – Contos de fadas para pensar sobre justiça, de Susana Ventura e Helena Gomes, será o terceiro e último volume da coleção, com lançamento previsto para 2018.