Roteiros Nacionais

Goiás, o coração do Brasil

15/04/2017
No coração do Brasil, o estado de Goiás destaca-se pela deslumbrante natureza, a saborosa culinária, suas cidades históricas e as tradições culturais, como a Festa do Divino, as cavalgadas e a famosa música sertaneja. O ecoturismo é praticado em locais como o Parque Nacional das Emas – habitat de onças pintadas, lobos-guará e tamanduás-bandeira – e em Alto Paraíso, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
 
Chapada dos Veadeiros (foto)
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, fica distante 420 km da capital, Goiânia, e seu clima esotérico é mantido pelo isolamento da região e um impressionante conjunto de formações geológicas. O parque abriga rios, cachoeiras, cânions e rica flora, com dezenas de tipos de orquídeas, buritis, babaçu, copaíba e aroeira. Fora da área do parque fica o Vale da Lua, com cenário surpreendente. 

Goiás Velho – Goiás tem ainda o circuito histórico da cidade que leva o nome do estado e que um dia foi sua capital. Faça um passeio pelos casarões coloniais do Centro, passando pela Casa da poetisa Cora Coralina, e não deixe de provar os famosos doces caseiros produzidos ali. A visita guiada à casa da escritora começa justamente na cozinha, com os tachos de cobre que ela usava para fazer os doces.
 
Caldas Novas e Rio Quente

Bem mais tranquilas são as atividades nas vizinhas Caldas Novas e Rio Quente, onde as águas quentes que brotam do solo deram origem à maior estância hidrotermal do mundo. O público é formado basicamente por famílias com crianças e pessoas com mais idade, que aproveitam as propriedades terapêuticas da água e a diversão nos animados parques aquáticos e resorts.
 
Pirinópolis – Bem mais próxima de Goiânia – 125 km – fica Pirenópolis, famosa pela Festa do Divino e as Cavalhadas, que acontecem quarenta dias depois da Páscoa com apresentações de grupos folclóricos e queimas de fogos. A atração mais procurada na região é o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo, reserva ecológica com áreas para rapel – do alto de um jatobá! – e uma brincadeira conhecida como salto do primata, na qual o participante se lança de uma árvore para um trapézio. 
 
Deixe suas pegadas no cerrado goiano
O interior de Goiás esconde tesouros ainda pouco conhecidos até mesmo pelos desbravadores de novidades do turismo nacional. Faz parte deste universo o Circuito Pegadas no Cerrado, roteiro integrado por seis municípios do sudoeste goiano: Jataí, Rio Verde, Caiapônia, Chapadão do Céu, Serranópolis e Mineiros. Cada município tem atrativos nos quais o visitante pode deixar suas pegadas em cachoeiras, parques naturais e aquáticos, praias do Rio Formoso, grutas, chapadões.  
 
O roteiro possui 27 trilhas ecológicas, 5 estações de rapel, 1 ponto de flutuação, 1 circuito de rafting/bote e outro de canoa, 4 city tour e 9 pontos de turismo ecológico. Oferece também, com entrada pelo município de Mineiros, um safari no Parque Nacional das Emas, Patrimônio Mundial Natural.  
 
Calendário de eventos
Os municípios do Circuito Pegadas no Cerrado mantêm um calendário de eventos que movimentam a região em datas específicas. São alguns exemplos o Campeonato de Motocross, em abril; a Festa do Milho e a Feira de Gastronomia, que acontecem em maio em Jataí; e a cavalgada, em julho em Chapadão do Céu; além do Festival de Quadrilha Junina, exposição agropecuária e o festival de música Canto do Cerrado, em Mineiros.