Leitura

Jornalista lança livro sobre o Caminho de Santiago

17/04/2017
“Juntos no Caminho de Santiago, as pedras do Caminho Inglês” é o livro que o jornalista Luiz Carlos Ferraz lançará no sábado (22), às 16h, na Igreja Anglicana de Santos. 
 
Durante o evento haverá recital do músico santista Wilson Melo, especializado em early music, ou música antiga. Multi-instrumentista, Wilson Melo se apresentará com gaita de fole galega e executará repertório focado no período medieval, com destaque para peças do “Livro Vermelho de Montserrat”, escrito em torno de 1399.
 
O livro
Em “Juntos no Caminho de Santiago” Luiz Carlos Ferraz relata sua sexta peregrinação a Santiago de Compostela, na Espanha, desta vez realizada em companhia da esposa, a jornalista Sandra Netto, que fez sua primeira peregrinação.
 
Com 140 páginas e cerca de 100 fotos coloridas, “Juntos no Caminho de Santiago” é ambientado no Caminho Inglês, que ficou conhecido na Idade Média por trazer peregrinos das ilhas britânicas para venerar as relíquias do apóstolo de Jesus, Tiago Maior, que estão na cripta da Catedral de Santiago de Compostela.
 
“Naquela época, a viagem era feita por mar em embarcações mercantis numa rota direta à costa espanhola, mediante escalas em portos de França e Espanha, e atravessando o Golfo de Biscaia”, conta o autor: “A partir de A Coruña ou Ferrol, já na Galícia, o peregrino iniciava a pé o Caminho, criando o tradicional itinerário por terra até a Cidade Santa”.
 
O trajeto realizado pelo casal de jornalistas teve início em Londres: “O roteiro inusitado é revelado no livro, em capítulos que mesclam relatos emocionantes e informações históricas, com fotos de todas as passagens”, acrescenta Ferraz.

Serviço:
Lançamento do livro “Juntos no Caminho de Santiago”, de Luiz Carlos Ferraz

Sábado (22), às 16h
Igreja Anglicana de Santos (Praça Washington, 92, José Menino)
Entrada franca.