Coluna Dois

Nada como uma semana depois da outra

22/04/2017
Depois de 8 finais consecutivas, o Santos não conseguiu, neste ano, chegar na semifinal. Para completar o cenário cinzento, os três rivais paulistas passaram de fase com folga.
 
Mas nada com uma semana depois da outra. 
 
Não que a equipe de Dorival Júnior tenha mostrado um futebol dos sonhos na quarta-feira. Mas, no jogo teoricamente mais complicado para o Santos, nessa fase de grupos da Libertadores, o time mostrou garra e organização defensiva.
 
Trouxe um bom empate da altitude colombiana e manteve a liderança do grupo. Na segunda metade dessa fase, o Peixe faz dois dos três jogos em casa e tem tudo para encaminhar uma classificação tranquila.
 
Também teve sorte na definição dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. Vai enfrentar o Paysandu. Escapou de um confronto direto, já nessa fase, com um rival da Série A como Fluminense, Sport ou Internacional.
 
Além de ter uma semana favorável, o santista viu o final da lua de mel dos rivais paulistanos com suas torcidas.
 
O palmeirense teve, talvez, a maior decepção. Mimado e incensado pela crônica esportiva como “o melhor elenco do Brasil”, o Verdão foi engolido pela Ponte Preta no primeiro duelo da semifinal do Paulista. 3 x 0 sem ver a cor da bola em Campinas. Pode reverter. Mas a euforia e a confiança dos torcedores receberam um golpe duro.      
 
A maré negativa se estendeu ao sorteio da Copa do Brasil. O adversário mais difícil do outro pote coube justamente ao Palmeiras: o Inter, que no ano passado eliminou o Peixe nas quartas e neste ano eliminou o Corinthians nesta semana.
 
Os corintianos, por sua vez, estão lamentando essa sexta eliminação em casa em confrontos de mata ou de mata-mata. Já se desconfia de algum sapo enterrado no Itaquerão.
 
Fora da Libertadores e da Copa do Brasil, o time de Carille, que desperdiçou muitas oportunidades de gol na quarta-feira contra o Inter, pelo menos é favorito para chegar na final do Paulistão. Recebe o São Paulo com a boa vantagem de 2 x 0 do jogo de ida. Só que essa decisão vai ser em… Itaquera. 
 
E o São Paulo, que ainda não tem nenhuma conquista da Copa do Brasil, viu a chance deste ano escapar no Mineirão. Ao torcedor são-paulino, super-ameaçado, também, da enésima eliminação nas semis do Paulista, resta o consolo de ter visto o time jogar bem na vitória inútil sobre o Cruzeiro.
 
Zero pontos e muita irritação
Ferrari e Mercedes vêm travando um duelo equilibrado até agora nas três primeiras etapas do Mundial de Fórmula-1. Vettel, da Ferrari, lidera com 68 pontos mas tem Hamilton, da Mercedes, sempre no calcanhar, com 61. Os dois finlandeses Bottas, da Mercedes, com 38, e Raikkonen, da Ferrari, com 34, já começam a ficar para trás. Massa, pela Williams, está em sétimo com 16. Fernando Alonso, bicampeão, na McLaren, tem zero pontos nas três provas e muita irritação. Vai disputar as 500 Milhas de Indianápolis e perder o Grande Prêmio de Mônaco, o mais charmoso da F-1.
 
Montanha de dinheiro
Nesta sexta, às 07h00 da manhã (horário de Brasília) o sorteio define as semifinais da Champions League entre Monaco, Juventus, Real e Atlético de Madrid. Os jogadores do Bayern, escandalosamente prejudicado pela arbitragem contra o Real, ironizam o juiz nas redes sociais. E o treinador Simeone, do Atlético, tem a cotação nas alturas. Sonhado pelos dirigentes argentinos para a seleção, deve receber proposta de R$ 3 milhões por mês da Inter de Milão.